quarta-feira, 6 de junho de 2012

Acidentes de trânsito no feriado de Corpus Christi somam mais de 3.400 mortes nos últimos 6 anos

O feriado de Corpus Christi levará milhares de brasileiros às estradas. Com um maior volume de veículos em circulação, os motoristas devem redobrar a atenção. Nos últimos seis anos, os acidentes de trânsito durante o feriado de Corpus Christi causaram a morte de pelo menos 3.444 pessoas, de acordo com as estatísticas do Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. Os números, que já preocupam, podem aumentar, visto que as vítimas de acidentes de trânsito ocorridos nos últimos três anos ainda podem dar entrada no Seguro.

O levantamento revela que o número de casos não-fatais são ainda maiores. Nos últimos seis anos, outros 7.934 casos de invalidez permanente ocorridos durante o feriado foram indenizados pelo Seguro DPVAT; e outras 6.717 vítimas receberam reembolso de despesas médicas e hospitalares devido a acidentes menos graves.

Considerando todos os casos ocorridos durante o fim de semana de Corpus Christi dos últimos seis anos (de quarta - véspera do feriado - a domingo), 62% das ocorrências foram decorrentes de acidentes com motocicleta. Em relação ao tipo de vítima, os motoristas são os principais acidentados. Só no feriado de Corpus Christi de 2011, em 63% das ocorrências, a vítima era o próprio motorista. No último ano, o sexo masculino também apresentou maior incidência entre as vítimas, 76%, contra 24% do sexo feminino.

De acordo com Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, que administra o Seguro, antes de viajar é necessário fazer uma revisão no veículo, pesquisar as condições da rodovia, do tempo e sempre tomar atitudes preventivas durante o percurso. “A direção defensiva evita acidentes, apesar das ações incorretas dos outros motoristas e das condições adversas que podem surgir nas vias de trânsito. O cuidado deve ser redobrado na hora de ultrapassar um veículo nas estradas ou ao mudar de faixa. É importante não ter pressa para chegar ao destino e seguir os limites de velocidade,” diz.

As estatísticas revelam ainda que a faixa de 18 a 24 anos, apesar de apresentar a maior quantidade de vítimas de 2006 a 2011, nos últimos três anos vem perdendo participação, sendo suplantada pela faixa de 25 a 34 anos. Em relação aos dias de semana, os sábados e domingos foram os dias com maior incidência de acidentes de trânsito durante o feriado de Corpus Christi, concentrando em média, 47% das ocorrências.

Para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas durante os feriados de Corpus Christi, o Ministério das Cidades lançou nesta segunda-feira (4 de junho), uma campanha protagonizada pelo cantor Leonardo. Com o slogan “A dor de um acidente pode durar para sempre”, a ação traz o depoimento do artista sobre o sofrimento de ver um familiar envolvido num acidente de trânsito.

Com informações da Approach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário