sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Regras de circulação;Exercícios:


Exercícios:

1) Quem tem a preferência de passagem?
a)
image 


b)
image 

c)
image 

d)
image 

e)
image 

f)
image 

Respostas:
a)  amarelo. Típico cruzamento sem os sinais de “parada obrigatória”, “dê a preferência” e “semáforo”.
b) Ambulância desde que esteja com os sinais ligados simultaneamente: luzes e sirene. Note que é um cruzamento “não sinalizado, mas não há como aplicar a “regra da direta” porque existe um veículo de emergência devidamente sinalizado. Caso estivesse com apenas um tipo de sinal a preferência de passagem seria do “azul”.
c) Azul. É uma confluência à esquerda. Não é “interseção”.
d) Amarelo. É um cruzamento (entroncamento à direita) “não sinalizado”. O condutor do veículo “amarelo” está à direta do condutor do veículo “azul”.
e) Não há aplicação da “regra da direita” porque os condutores se encontram à esquerda de cada um. Reparem a figura “F”. O condutor do veículo “amarelo” está à direita do condutor do veículo “azul”.
f) É uma “bifurcação em Y”, sem os sinais de “dê a preferência”, “parada obrigatória” e “semáforo”, logo aplica-se a regra da direita: a preferência de passagem é do condutor do veículo “amarelo”.


Leia mais: http://www.transitoescola.net/2010/02/regra-da-direita.html#ixzz2pMTde9Sh

3 comentários:

  1. Ok, na figura "e" não há aplicação da "regra à direita".
    Então, neste caso, de quem é a preferência???

    ResponderExcluir
  2. Sei que o que vou argumentar vai contra a regra mas pelainga experiência de 50 anos de direção é que a preferência deveria ser do carro que vem a esquerda e explico o porquê: a visão do motorista a esquerda é livre sem impedimentos, ao contrário a direita dependendo do ângulo tem o carona, a coluna e fica muito mais difícil enchergar. E caso você entre em uma via a primeira reação é olhar a esquerda de onde viria um impacto mais provável. Por isso sempre paro e vejo os dois lados e dou preferência para quem vem da minha esquerda apesar do código dizer o contrário estou cuidando da minha vida.

    ResponderExcluir