sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resumo de Mecânica básica

Funcionamento de veículos – Mecânica básica

1. PAINEL DE INSTRUMENTOS – os principais indicadores comuns na grande maioria dos veículos são:
a. Tacômetro – mais conhecido como “conta-giros” mostra as Rotações Por Minuto (RPM) do motor;
b. Velocímetro – mostra a velocidade desenvolvida pelo veículo. Atenção: não registra, apenas mostra;
c. Hodômetro Total – registra a quilometragem total percorrida pelo veículo desde a sua fabricação (irreversível);
d. Hodômetro Parcial – registra a quilometragem percorrida pelo veículo desde a última vez em que foi zerada;
e. Termômetro – mede a temperatura do fluido de arrefecimento do motor;
f. Amperímetro – mede a carga útil da bateria;
g. Manômetro – mede a pressão do óleo lubrificante no sistema de lubrificação;
h. Marcador de Combustível – marca a quantidade de combustível que o veículo tem no tanque.
2. MOTOR (automotivo de combustão interna) – é uma máquina térmica, que transforma a energia, produzida pela queima do
combustível, na Força Motriz / Energia Mecânica necessária para movimentar o veículo. Suas principais peças são:
a. Fixas: Bloco de Cilindros (parte mais pesada); Cabeçote (tampão); Cárter (fundo do motor); Mancais Fixos.
b. Móveis: Pistão (êmbolo); Eixo de Manivelas (virabrequim); Biela (peça de ligação); Volante do Motor (recebe a força motriz).
2.1 Ciclo de OTTO – corresponde aos quatro tempos de trabalho do motor. São eles:
1º. Admissão – tempo em que a mistura ar+combustível é admitida para dentro da câmara de combustão (cilindro do motor);
2º. Compressão – tempo em que o comburente (ar+combustível) é comprimido contra o cabeçote do motor;
3º. Explosão – tempo em que o comburente é inflamado por uma faísca elétrica provocada pela vela de ignição;
4º. Descarga – tempo em que os resíduos, resultantes da queima do comburente, são eliminados pelo escapamento do veículo.
2.2 Sistema de Alimentação do Motor – é o sistema responsável por armazenar, preparar e transportar o combustível do tanque
até o motor. Suas principais peças são:
a. Tanque de Combustíveis - reservatório onde o combustível fica armazenado;
b. Tubulações - canais por onde o combustível percorre até chegar ao carburador ou injeção eletrônica;
c. Bomba de Combustível - responsável por impulsionar o combustível do tanque até o carburador ou injeção;
d. Filtro de Combustível - responsável em reter as impurezas encontradas no combustível;
e. Filtro de Ar - retém as impurezas do ar que será misturado ao combustível;
f. Carburador/Injeção Eletrônica - responsável pela mistura “ar + combustível” (comburente ou mistura explosiva).
Manutenção Preventiva – consiste na troca periódica dos filtros de combustível e de ar.
2.3 Sistema de Lubrificação do Motor – a lubrificação interna de um motor é feita com óleo lubrificante. Tem a função de reduzir o
desgaste entre as peças móveis e ajudar no controle de sua temperatura. Suas principais peças são:
a. Cárter - é o local onde fica assentado o óleo lubrificante (fundo do motor);
b. Tubulações - canais por onde o óleo lubrificante passa para circular pelo motor;
c. Bomba de óleo - responsável por impulsionar o óleo pelo sistema;
d. Filtro de óleo - responsável por reter as impurezas encontradas no óleo lubrificante;
e. Bulbo indicador - controla a pressão do óleo no sistema;
Manutenção Preventiva – verificação diária do nível do óleo lubrificante do motor (deve ser realizada com o motor a frio);
troca do óleo lubrificante a cada, em média, cinco mil quilômetros; troca do filtro de óleo juntamente com a troca do óleo.
2.4 Sistema de Arrefecimento do Motor - utiliza-se de água e/ou ar. Sua função é controlar a temperatura do motor mantendo-o
numa temperatura entre 60° e 90° C. Suas principais peças são:
a. Radiador - recebe a água em alta temperatura vinda do motor e devolve em temperatura mais baixa (principal peça);
b. Mangueiras - levam a água do motor ao radiador e vice-versa;
c. Canais de refrigeração - canais internos, do motor, por onde é feita a refrigeração;
d. Bomba d’água - impulsiona a água pelo sistema.
e. Válvula termostática - controla a circulação de água entre o motor e o radiador.
Manutenção Preventiva – verificação diária do nível de água no reservatório ou radiador (deve ser feita com motor a frio); em
períodos maiores (em média a cada dez mil quilômetros) fazer a limpeza do radiador e troca da água do reservatório.
3. TRANSMISSÃO – transmite a força motriz, gerada pelo motor, até as rodas. Suas principais peças são:
a. Embreagem – faz a ligação entre o motor e a caixa de câmbio. Permite a mudança de marchas de forma suave.
b. Caixa de Câmbio (marchas) – conjunto de engrenagens que transmitem maior ou menor força às rodas;
c. Árvore de Transmissão – eixo que liga a caixa de câmbio ao diferencial;
d. Diferencial – transmite a força às rodas de forma independente. Tira a diferença de giro entre as rodas quando em curvas;
e. Semi-árvores – possui dois semi-eixos que ligam o diferencial às rodas, transmitindo a elas o movimento de rotação.
Manutenção Preventiva – troca do disco de embreagem ao perceber o desgaste ocorrido em razão do uso.

4. SISTEMA ELÉTRICO – gera (alternador), armazena (bateria), converte (bobina) e libera (chave de ignição) a energia elétrica do
veículo. Suas principais peças são:
a. Alternador - gerador de enérgica elétrica. É impulsionado pelo movimento do motor;
b. Bateria - é um armazenador de energia elétrica e não um gerador como muitos pensam;
c. Motor de partida - é um dispositivo elétrico responsável em dar o primeiro impulso no motor do veículo.
d. Distribuidor - comum em veículos antigos (antes de 1995) é responsável em direcionar a eletricidade às velas de ignição;
e. Bobina - converte a baixa tensão elétrica vinda da bateria em alta tensão necessária ao funcionamento do veículo;
f. Vela de ignição - dispositivo que provoca uma centelha elétrica dentro da câmara de combustão do motor.
Manutenção Preventiva – limpeza ou troca da bateria; troca do quite de velas de ignição; verificação diária e, se necessário,
troca das lâmpadas do sistema de comunicação luminosa do veículo (seta, luz de freio, luz de ré, faróis, faroletes e lanternas).
5. FREIOS – sistema utilizado para diminuir a velocidade do veículo ou imobilizá-lo. Os freios que atuam diretamente nas rodas
podem ser do tipo “Disco” ou “Tambor”. Veja a seguir alguns conceitos sobre sistemas de freios:
a. Freios a disco – normalmente são utilizados nas rodas dianteiras (oferecem maior potencial de frenagem);
b. Freios a tambor – normalmente são utilizados nas rodas traseiras (oferecem menor potencial de frenagem);
c. Freios ABS – são freios antitravamento. Proporcionam maior poder de frenagem além de manter o controle da direção;
d. Freio de serviço – popularmente conhecido como “freio de pé”, tem atuação nas quatro rodas;
e. Freio de estacionamento – conhecido como “freio de mão” ou freio mecânico (atua somente nas rodas traseiras);
f. Freio a ar; hidráulico e hidrovácuo – são sistemas auxiliares aos freios convencionais;
g. Sangria de freios – procedimento realizado com a finalidade de retirar as bolhas de ar do sistema de freios.
Manutenção Preventiva – retirar, caso existam, as bolhas de ar do sistema (sangria); verificar diariamente o nível de óleo no
sistema de freios; realizar a troca das lonas ou pastilhas de freios ao observar o desgaste destas peças.
6. DIREÇÃO – permite a mudança de trajetória do veículo através do giro do volante. Suas principais peças são: Volante de
Direção; Coluna de Direção; Caixa de Direção; Pivô de Direção; Barras de Direção; Ponteiros (terminais).
Manutenção Preventiva – verificar, em prazos médios, o funcionamento e ajuste deste sistema.
7. SUSPENSÃO – sistema responsável em absorver os impactos provocados em razão das irregularidades no pavimento. Suas
principais peças são: Amortecedores; Molas Espirais; Balanças Estabilizadoras; Feixe de Molas (veículos de maior porte).
Manutenção Preventiva – verificar, em prazos médios, o desgaste e o funcionamento deste sistema; realizar a troca dos
amortecedores ao perceber sua perda de compressão.
8. RODAS – parte do veículo responsável pela aderência com o pavimento. Suas principais peças são: Roda; Cubo de Roda e Pneu.
Manutenção Preventiva – fazer balanceamento nas rodas ao perceber trepidação no volante; fazer o alinhamento das rodas
ao perceber desvios de trajetória com o veículo; verificar diariamente a calibragem dos pneus; providenciar a troca dos pneus
ao perceber que sua banda de rodagem atingiu o TWI.
Obs.: TWI é um alto relevo de exatamente 1,6 mm que fica entre os frisos dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem
chega ao TWI significa o momento da troca dos pneus.
9. CARROÇARIA - também chamada de funilaria/lataria, é o revestimento do veículo. Protege os ocupantes do veículo além de
proporcionar uma melhor estética.
Manutenção Preventiva – realizar periodicamente a limpeza da carroçaria. Fazer os devidos reparos em caso de corrosão.
10. CHASSI/MONOBLOCO – corresponde à estrutura do veículo e sustenta todas as demais peças. No chassi é registrada a
numeração que identifica obrigatoriamente o veículo. Esta numeração pode ser reproduzida em outras partes como na
carroçaria, motor e pára-brisas, dificultando assim, os desmontes ilegais e a remontagem de veículos com peças roubadas.
Manutenção Preventiva – Observar e prevenir contra possíveis corrosões ou danos causados em sua numeração de registro.
11. DESCARGA/ESCAPAMENTO - é por onde saem os resíduos resultantes da queima do combustível. O escapamento de um veículo
tem como função, filtrar os gases que saem do motor (por meio do catalisador) e reduzir os ruídos resultantes das explosões
(por meio do silenciador).
Manutenção Preventiva – realizar os devidos reparos ou troca do escapamento quando for constatada qualquer avaria que
comprometa sua adequada utilização.
12. PROBLEMAS DE MAU FUNCIONAMENTO
a. Ao acionar a chave de ignição o motor de partida gira, mas o motor principal não funciona. Hipóteses: Falta de combustível
ou mau funcionamento no sistema de alimentação.
b. Ao acionar a chave de ignição o motor de partida não gira. Hipóteses: Falta de carga na bateria; problema de funcionamento
no motor de partida; problema na chave de ignição.

Fonte:Ronaldo Cardoso e-mail: ronaldo@autoescolaonline.net

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