segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como sair com o carro numa subida?


Essa dificuldade é muito comum e não é só você que passa por isso. Recebo muitos emails com esta dúvida e creio que estas dicas irão responder as outras pessoas também.
Bom, para sair com o carro em uma subida você precisa fazer um bom controle de embreagem. O controle de embreagem é a manobra onde você mantém o carro parado em um aclive ou declive sem o uso do freio. Você usa somente os pedais do acelerador e embreagem.
Para fazer o controle de embreagem você precisa saber fazer o ponto da embreagem. Para  o ponto você tem que fazer o seguinte: Quando parar em uma subida e for sair você já estará com os pés no freio e embreagem. Coloque a primeira marcha e então você irá soltar a embreagem devagar até sentir uma trepidação no carro. Quando perceber essa trepidação pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Em seguida, solte o freio devagar e verifique se o carro irá ficar parado. Se descer, pise no freio novamente e solte um pouco a embreagem. Se ficar parado, acelere um pouco para dar força ao motor do carro.
Feito isso, comece a soltar a embreagem devagar para ter uma saída suave. Se soltar rápido o carro pode cantar o pneu, sair engasgando ou até apagar.
Treine bastante isso nas suas aulas de auto escola e você verá que não é difícil fazer isso. Vale lembrar que essa dica serve também quando estiver em uma descida, só que você irá fazer com a marcha ré.
Um grande abraço.

Um comentário:

  1. bah e o disco de embreagem depois da metade do tempo que ele duraria sendo utilizado corretamente deverá ser trocado pois esse tipo de "trepidação" ou a famosa temidinha vai acabar com ele .....uma pergunta não seria mais correto e sensato utilizar de uma técnica de manobra dos pés realizando a aceleração soltando a embreagem como de praxe se recomenda fazer até se encontrar o ponto de frissão

    ResponderExcluir