O QUE SERÁ AVALIADO
A maioria dos alunos, senão todos, treina: Baliza, controle de embreagem, marcha à ré, alinhamento ao meio fio e mais um monte de manobras sem, na verdade, saber o que exatamente lhe será cobrado na hora de seu exame prático de direção. Claro que isso é muito mais uma falha do Instrutor do que propriamente do aluno. Mas como não estamos aqui para mostrar as falhas, e sim a solução, vejamos acerca deste assunto:
O que diz a Lei. A Resolução 168 do Contran estabelece, exatamente, quais são os itens a serem avaliados. Por ser uma Resolução do Contran, tem sua aplicabilidade válida em TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, ou seja, não adianta vir com aquela conversa de que “em sua Cidade não é assim”. Existem parâmetros estabelecidos em Lei e isso deve ser respeitado em qualquer lugar do Brasil, indistintamente. Qualquer coisa diferente do que será mostrado a seguir, deve ser contestado junto ao DETRAN de seu Estado.
Para ser aprovado no exame de direção… O aluno NÃO PODERÁ cometer FALTAS ELIMINATÓRIAS ou EXCEDER a três (3) pontos negativos, calculados com base nos seguintes critérios:
- Uma Falta Eliminatória – Reprovado
- Cada Falta Grave – 3 Pontos Negativos
- Cada Falta Média – 2 Pontos Negativos
- Cada Falta Leve – 1 Ponto Negativo
FALTAS ELIMINATÓRIAS
- desobedecer à sinalização semafórica ou de parada obrigatória;
- avançar sobre o meio fio;
- não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido;
- avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga;
- transitar em contramão de direção;
- não completar a realização de todas as etapas do exame;
- avançar a via preferencial;
- provocar acidente durante a realização do exame;
- exceder a velocidade regulamentada para a via;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.
FALTAS GRAVES
- desobedecer à sinalização da via, ou ao agente da autoridade de trânsito;
- não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;
- não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
- manter a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele;
- não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;
- não usar devidamente o cinto de segurança;
- perder o controle da direção do veículo em movimento;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
FALTAS MÉDIAS
- executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre;
- trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima;
- interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova;
- fazer conversão incorretamente;
- usar buzina sem necessidade ou em local proibido;
- desengrenar o veículo nos declives;
- colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias;
- usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;
- entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro;
- engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.
FALTAS LEVES
- provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;
- ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor;
- não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;
- apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
- utilizar ou Interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo;
- dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada;
- tentar movimentar o veículo, com a engrenagem de tração em ponto neutro;
- cometer qualquer outra infração de natureza leve.
Com quais faltas devemos nos preocupar mais. Conhecidas as faltas e suas respectivas gravidades, peço que atentem para aquelas que estão destacadas pela cor vermelha. Estas são as FALTAS MAIS COMETIDAS durante os exames de direção e também as responsáveis por 99% das reprovações. Portanto, PRESTEM MUITA ATENÇÃO nestas faltas. Peça ao seu instrutor para lhe instruir o máximo possível e te avalie, constantemente, em relação a elas.
Em nosso próximo encontro – “O que você não pode errar” – falaremos detalhadamente sobre cada uma das faltas destacadas neste artigo, procurando deixá-lo o mais preparado possível para seu exame de direção. Continuo recebendo SUGESTÕES de temas para escrevermos pra vocês. Participe, sua opinião será muito valiosa para nós. Até a próxima.
Prof. Ronaldo Cardoso
ronaldo@autoescolaonline.net
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