quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

DETRAN TEM SIMULADOR PARA DEFICIENTES


Equipamento testa em tempo real o condutor


Simulador foi doado pela Fiat
O Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) inovou na avaliação da capacidade de portadores de deficiência em dirigir automóveis, motos e caminhões, com a introdução de um simulador de movimentos semelhante a um carro de verdade. Com o equipamento, a entidade pode testar em tempo real os “motoristas virtuais”, uma vez que o processo é totalmente informatizado.


A entidade recebeu o equipamento da Fiat Automóveis por meio de uma doação e, com ele, consegue aferir aspectos como força de pernas, braços, mãos, avaliar a velocidade dos movimentos, agilidade para pisar nos pedais, bem como medir os reflexos e capacidade de visão periférica dos portadores de deficiência. Com os resultados do simulador, o Detran pode diagnosticar quais adaptações são obrigatórias no veículo, como direção hidráulica, adaptadores de volantes e pedais, câmbio automático, entre outras.

“O simulador traz resultados precisos e objetivos. O risco de erro é muito pequeno e, dessa forma, conseguimos avaliar o grau e intensidade da deficiência do condutor. Em alguns casos, ele não está apto a dirigir, nem com o carro adaptado. Nosso intuito é garantir a segurança do condutor”, explica o Dr. Marcelo Figueiredo, chefe da Divisão de Seleção Médico-Psicológica da entidade.

Dr. Figueiredo explica quais as mediadas que devem ser tomadas para quem é portador de alguma deficiência física e quer tirar a CNH. De acordo com ele, o primeiro passo deve ser consultar um médico, que irá avaliar a situação clínica do paciente. Com o laudo em mãos, o interessado deverá procura a delegacia de sua cidade ou Detran da capital para marcar a avaliação.

Após esta etapa, o Detran realiza um exame médico e encaminha o condutor para avaliação no simulador. “Feito isso, o tipo de deficiência é reavaliado e qualificado. Vamos apontar qual adaptação será necessária no carro ou se, de fato, o candidato à carteira tem algum tipo de problema físico que o impeça de dirigir”, declarou Dr. Figueiredo.
Para os condutores do interior é necessário ir até o Detran de Belo Horizonte para fazer os testes, bem como para os motoristas que adquiriram algum tipo de deficiência após terem tirado carta. Para renovação da CNH não é necessário ir até a capital.

Fonte: Portal Webtranspo
Vejam mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário