segunda-feira, 10 de março de 2014

Não vacile nas curvas



Direção e curva são duas palavras que têm de andar em perfeita sintonia para uma condução segura. A reportagem do De Carona Com Elas ouviu especialistas no assunto com o objetivo de ajudar os motoristas a fazerem a chamada direção defensiva.

Em síntese são cinco dicas muito importantes
No ramo de oficina mecânica desde os 16 anos, o proprietário de uma oficina no Rio de Janeiro, Cláudio Velasquez, falou sobre os cuidados necessários: “A direção precisa estar alinhada, os pneus devem estar calibrados obedecendo a indicação do fabricante, em um intervalo de 15 em 15 dias, de preferência com os pneus frios. Não adianta ter pneus novos descalibrados. Verificar periodicamente o estado de suspensão e seus componentes, no máximo a cada 10.000km rodados”.



Quanto aos cuidados na condução, Velasquez diz que nunca o motorista deve entrar em uma curva com velocidade excessiva. “Evite movimentos bruscos no raio da curva e nunca entre em uma curva em alta velocidade”. Quando adentrá-la, o motorista deve estar atento ao velocímetro e, só em seguida optar em aumentá-la. Ao contrário, se o motorista sentir que deve reduzir, e tirar o pé do acelerador freando, a probabilidade de um acidente acontecer é grande.

Complementando as dicas para não vacilar nas curvas, conversamos com o instrutor de auto-escola Rafael Santana.“O posicionamento do banco e de pegada do volante são muito importantes. É preciso buscar uma posição confortável. Os braços devem ficar semiflexionados, os calcanhares apoiados no assoalho a fim de uma maior agilidade no uso dos pedais, deve-se ajustar os espelhos retrovisores com o intuito de minimizar o ponto cego além de entrar em curvas com marcha reduzida”.

Santana ratificou as palavras de Velasquez quanto à velocidade nas curvas. “Não acelerar forte nas curvas, pois o motorista pode perder o controle do carro. Todo condutor tem de dirigir pensando em preservar sua própria vida e das demais pessoas envolvidas no trânsito”, finaliza.

http://decaronacomelas.projetos.ela.oglobo.globo.com/noticia/nao-vacile-nas-curvas-2/