quarta-feira, 27 de março de 2013

Feriadão á vista...Cuidados no trânsito em feriados prolongados...




Em feriados prolongados muitas pessoas têm o costume de viajar, principalmente aquelas que moram nos grandes centros urbanos e que não aguentam mais toda a agitação da cidade grande.
Geralmente, tais pessoas optam por viajar para o interior buscando mais tranqüilidade e ar puro, as quais na maioria das vezes vão para a casa de parentes e conhecidos.
No entanto, devemos lembrar que embora pareça ser uma viagem tranquila  nosso cuidado com o transito deve ser redobrado, pois nos feriados prolongados as pessoas acabam ficando mais estressadas e até mesmo desatentas com o transito, podendo provocar algum acidente.
Por isso, mantenha a calma enquanto dirige e evite fatores que possam desviar sua atenção, como ficar olhando para outdoors, som alto dentro do carro e outros.
É indicado que antes de pegar a estrada você faça uma revisão no seu carro a fim de verificar se está tudo em ordem no mesmo. Verifique os pneus, a água do radiador, óleo, bateria e freios. Assim você poderá fazer uma viagem mais tranquila, garantindo também mais segurança para sua família.
Lembrando que o motorista deve sempre dirigir de maneira defensiva, devendo estar sempre atento a fim de amenizar possíveis acidentes ou até mesmo evitá-los.
Muitas pessoas acabam causando acidentes porque não prestam atenção nas placas de sinalização e nas faixas, realizando ultrapassagens perigosas ou em locais inapropriados e não tomando o devido cuidado com as curvas e com os perigos nas pistas. Por isso, esteja sempre atento quanto às placas e às sinalizações a fim de poder fazer uma viagem tranquila e sem imprevistos.
Feriadão á vista...Cuidados no trânsito em feriados prolongados...

Em feriados prolongados  muitas pessoas têm o costume de viajar, principalmente aquelas que moram nos grandes centros urbanos e que não agüentam mais toda a agitação da cidade grande.
Geralmente, tais pessoas optam por viajar para o interior buscando mais tranqüilidade e ar puro, as quais na maioria das vezes vão para a casa de parentes e conhecidos.
No entanto, devemos lembrar que embora pareça ser uma viagem tranqüila, nosso cuidado com o transito deve ser redobrado, pois nos feriados prolongados as pessoas acabam ficando mais estressadas e até mesmo desatentas com o transito, podendo provocar algum acidente.
Por isso, mantenha a calma enquanto dirige e evite fatores que possam desviar sua atenção, como ficar olhando para outdoors, som alto dentro do carro e outros.
É indicado que antes de pegar a estrada você faça uma revisão no seu carro a fim de verificar se está tudo em ordem no mesmo. Verifique os pneus, a água do radiador, óleo, bateria e freios. Assim você poderá fazer uma viagem mais tranqüila, garantindo também mais segurança para sua família.
Lembrando que o motorista deve sempre dirigir de maneira defensiva, devendo estar sempre atento a fim de amenizar possíveis acidentes ou até mesmo evitá-los.
Muitas pessoas acabam causando acidentes porque não prestam atenção nas placas de sinalização e nas faixas, realizando ultrapassagens perigosas ou em locais inapropriados e não tomando o devido cuidado com as curvas e com os perigos nas pistas. Por isso, esteja sempre atento quanto às placas e às sinalizações a fim de poder fazer uma viagem tranqüila e sem imprevistos.

Condutor-não utilize o acostamento...


Evitem multas...respeitem o CTB
#dica – Condutor, não utilize o acostamento para ultrapassagens. Evite acidentes. Faça sua parte!
E,é passível de" multa"...RESPEITEM...
Compreendo que com o feriadão chegando as estradas ficam lotadas,todo procurando um "Jeitinho",mas,é necessário o respeito!!!


terça-feira, 26 de março de 2013

Convocação para programa da CHN popular em Pernambuco.


Que bela iniciativa...Poderia ser estendida para o pais todo...

Começou hoje e vão até o mês de maio as convocações para o programa CNH Popular. De acordo com o diretor do DETRAN Celivaldo Lira quase 12 mil pernambucanos vão ter a chance de dar entrada de graça na habilitação ou mudança de categoria.

http://www.youtube.com/watch?v=49LrXKtjtnY

Atenção para quem vai tirar a carteira de habilitação !


Denatran estuda possibilidade de aumentar carga horária 

das aulas práticas .


O índice de reprovação nos exames de direção em Belo  Horizonte e na região metropolitana chega a 67%. O percentual indica que as autoescolas da Capital mineira não conseguem cumprir a lei federal que determina que elas devem aprovar pelo menos 60% de seus alunos. Os dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) foram divulgados pelo jornalEstado de Minas nesta quarta-feira (20). O tempo curto de treinamento antes do exame é apontado como principal causa da reprovação em todo o país.

A reportagem aponta que dos 422.827 exames de direção aplicados em 2012, em apenas 137.224 os motoristas garantiram a carteira. Os donos das autoescolas e até mesmo autoridades do Detran concordam que a carga horária mínima exigida atualmente para se fazer o teste não é suficiente para preparar os candidatos. Em Minas, a média de reprovados é de 64%, dado superior ao registrado no Rio de Janeiro, por exemplo, de 51%.

Por isso, o chefe da Divisão de Habilitação do Detran-MG, delegado Anderson França, ressaltou em entrevista ao Estado de Minas que se a lei federal for cumprida à risca quase todas as autoescolas no país seriam penalizadas. “Não é só em Minas, ninguém no Brasil consegue, porque não se a aprende a dirigir com 20 horas/aula. Pesquisei sobre os índices em outros estados e todos estão na faixa de 35% a 40% de aprovação. O Denatran é que precisa mudar a carga horária”, pontua o delegado.

Com o intuito de reduzir o número de candidato reprovados no exame, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está avaliando pedidos feitos por autoridades de vários estados para dobrar de 20 para 40 horas/aula o tempo de treinamento dos candidatos a motorista.

Fonte: BHAZ Belo Horizonte de A a Z


http://portaldotransito.com.br/index.php/noticias/acontecendo-no-transito/denatran-estuda-possibilidade-de-aumentar-carga-horaria-para-exame-de-direcao

domingo, 24 de março de 2013

CTB. Cap.. III, Art. 26.

Os usuários das vias terrestres devem:

1) Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou 


obstáculo para o trânsito de veículos, pessoas, animais ou 

ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;

2) Abster-se de obstruir o trânsito/torná-lo perigoso 

atirando, depositando ou abandonando na via 

objetos/substâncias, ou nela criando qualquer outro 

obstáculo.

(CTB. Cap. III, Art. 26. )

quinta-feira, 14 de março de 2013

Segurança que te abraça

Belíssimo comercial que mostra a importância do uso do cinto de segurança.







Fiquei emocionada  com essa analogia onde a esposa e a filha seguram o rapaz  lhe garantindo a segurança, achei muito bonito.
Usem sempre cinto de segurança.


Boa tarde pessoal! #dica - Trânsito seguro é um direito de 

todos. Faça sua parte!


Os pequenos também precisam de proteção no trânsito.

Campanha Sou legal no trânsito

sexta-feira, 1 de março de 2013

Você sabia?

O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -

Lei nº 

3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira 

esparsa, 

algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, 

como 

Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que 

cuidava do serviço subvencionado de transporte por 

automóveis.

Você sabia?



Que o primeiro semáforo de que se tem notícia foi 


instalado 

em um cruzamento de Detroit, em 1914. Eles já 

existiam 

antes disso, mas ficavam presos no peito de valentes 

policiais, que aceitavam a dura missão de tentar 

regular o 

trânsito. Em 1918, viria outra novidade: o semáforo 

com três 

cores, como são usados atualmente.

Dirigir descalço pode ou é proibido?

Dirigir descalço pode ou é proibido? Posso conduzir o carro sem camisa? Gestantes podem dirigir? E andar na banguela pode? Jogar objetos na via é contra a lei do trânsito? No meio de tantas dúvidas, o Caderno Auto tira algumas delas para você.
Liberados

Para os que possuem o hábito de dirigir descalço uma boa notícia. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é sim permitido dirigir descalço. O artigo 252 é claro e diz apenas que é proibido dirigir utilizando o calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares. O condutor que for pego conduzindo de chinelos recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e paga multa de R$ 85,13.

E sem camisa? Não existe nenhuma referência no CTB a qualquer proibição de dirigir sem camisa, de biquíni, maiô, sunga ou com qualquer outro tipo de roupa mais confortável. Sendo assim aproveite!

Uma dúvida que aflige as mulheres é se gestantes podem ou não dirigir. Conforme o Código não há restrição. No entanto, os ginecologistas recomendam que quando a futura mamãe tiver perto do oitavo mês opte por não dirigir para não ocorrer imprevistos. Isso porque depois do sexto mês o bebê se movimenta na barriga e pode tirar a atenção.

Proibidos

Se dirigir descalços e sem camisa é liberado, fique sabendo que andar na banguela é proibido. Segundo o artigo 231 do CTB é proibido conduzir o veículo desligado ou desengrenado, em descidas. Se for pego agindo dessa forma, o motorista corre o risco de levar uma infração leve.

Nas ruas como também nas rodovias é comum infelizmente nós presenciarmos motoristas ou passageiros jogando lixo na rua. Fique de olho! Esse péssimo hábito, além de ser repugnante é proibido.

O artigo 172 do CTB prevê que ao atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias o condutor está cometendo uma infração média, mais eduçação!

Quem for flagrado dando o mau exemplo por algum agente da Autarquia Municipal de Trânsito(AMC) ou policial da Rodoviária Estadual e Federal poderá ser multado, perdendo quatro pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tendo que pagar uma quantia em dinheiro no valor de R$ 85,13. Isto é, além de ser um hábito feio, também poderá pesar no bolso!