quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ASSINE a Petição

    ASSINE a Petição ! http://naofoiacidente.org/blog/assine-a-peticao/es



Como faço para transportar crianças em veículos que possuem apenas banco da frente?


Segundo a Resolução 277/08 do Contran que regulamenta o transporte de crianças:
“Art. 2º Na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

Parágrafo único. Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.”

Em que situações posso usar o pisca-alerta?

 

Segundo o Art.40 do Código de Trânsito Brasileiro, o pisca-alerta deverá ser usado em situações de emergência, ou quando o veículo estiver imobilizado em local perigoso, ou ainda, quando a sinalização da via determinar.

Quantas pessoas eu posso levar no banco traseiro do meu carro?


Depende do carro. O limite de passageiros está na documentação do veículo, além disso uma dica: observe se há cintos de segurança para todos os passageiros, se houver, todos poderão pegar carona com você.

Quais são os documentos necessários para um condutor estrangeiro dirigir no Brasil?



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução 345/10 que retira a obrigação de motoristas estrangeiros apresentarem a tradução juramentada da carteira original de habilitação para dirigir no Brasil. Essa resolução vale para as habilitações em que a origem for um dos países que estão na lista de signatários da Convenção de Viena, ou tiver um tratado de reciprocidade com o Brasil, se não for o caso, o condutor não estará habilitado a dirigir no país. De acordo com a publicação feita no Diário Oficial da União o turista que vier para o Brasil, e quiser conduzir um veículo, deve apresentar a carteira de habilitação de seu país, dentro do prazo de validade, e um documento de identidade, que pode ser o próprio passaporte. O estrangeiro que permanecer no Brasil por mais de 180 dias devem procurar o DETRAN estadual para realizar as ações necessárias para obter a habilitação brasileira.

Faixa de Aceleração / Desaceleração

O que é faixa de desaceleração?

Faixa de desaceleração é o espaço adicional para frenagem de veículo na saída de vias com grande fluxo, velocidade, ou ambos, e próximo a retornos.





MG - Rodovia da Morte - Após quase meio século de espera, governo dá partida na duplicação da BR-381

Seguro obrigatório DPVAT agora pode ser parcelado junto com o IPVA


Mudança foi decretada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
No entanto, fica a critério de cada estado acatar o decreto ou não.


O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) agora pode ser parcelado junto com o IPVA, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A mudança foi decretada nesta segunda-feira e publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União. No entanto, o Departamento nacional de Trânsito (Denatran) ressalta que fica a critério de cada estado acatar o decreto ou não.
A nota no DOU também destaca que “fica vedado o parcelamento do prêmio do Seguro DPVAT por ocasião do primeiro licenciamento do veículo."
O DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.
O recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.

Veja maiores informações sobre o Seguro DPVAT em :http://www.seguradoralider.com.br/

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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novidade:Ministro anuncia mudanças para CNH


Sistema virtual fará parte da formação de motoristas em 2013; Contran regulamentará norma ainda esse ano.


A partir de 2013, os jovens que derem entrada no processo de formação de condutores terão de cumprir mais uma etapa. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentará no dia 31 uma norma que obriga os alunos a passarem por um treinamento em ambiente virtual antes de sair às ruas. A medida foi anunciada pelo Ministério das Cidades durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O ministro, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que todos os novos condutores de categoria B (automóveis de até 3.500 kg de peso total e até nove passageiros) passarão pelo simulador eletrônico já no próximo ano.

O ministério aponta estudos realizados em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para justificar a medida, já que eles apontaram que o treinamento em ambiente virtual controlado fora das vias públicas garante a integridade física tanto do condutor como do instrutor de direção.

 
Como funciona 

O simulador é composto por uma cabine com três telas, banco, volante e manopla de câmbio, além de outros equipamentos presentes no automóvel, como o cinto de segurança. As aulas podem ser monitoradas online por meio de uma câmera. O número de simuladores por Centro de Formação de Condutores (CFC), varia conforme o número de aulas dadas.

Na simulação, são emuladas situações adversas de condução e verificados os conhecimentos do condutor de operação dos comandos básicos do Automóvel. São 40 exercícios avaliados, divididos em cinco módulos: Conceitos Básicos, Aprendendo a Conduzir, Aprendizado da Circulação, Condução Ecológica e Situações de Risco, em que é possível experimentar direção sob neblina, chuva, efeito de álcool e manuseio em caso de aquaplanagem.

domingo, 28 de outubro de 2012

Como dar os primeiros passos no trânsito depois de habilitado(a)?

Muitas pessoas passam por esta situação.Isso porque quem está tirando a carteira de motorista em uma auto escola, na verdade, está mais aprendendo a passar no Detran do que de fato aprendendo a dirigir. O que você pode fazer é começar a dirigir em locais menos movimentados. Dessa forma você poderá treinar. A medida que você for ganhando confiança, comece a dirigir em trânsito mais intenso. Faça pequenos trajetos e depois vá aumentando a dificuldade.Uma dica é nesse primeiro momento evitar os horários de pico. Outra coisa que você pode fazer é chamar o seu antigo(a) instrutor(a) e pedir a ele(a) que lhe dê algumas aulas em trânsito de pico, nos horários mais difíceis. Você terá uma orientação em tempo real com alguém que você confia e lhe ajudou a tirar suar carteira de motorista. Não tenha medo de cometer erros. Você só aprenderá a dirigir de verdade praticando. Observe também outros motoristas pois isso também ajuda a você ampliar o seu conhecimento e adquirir mais confiança. Faça controles de embreagem em locais mais tranquilos e com aclive (subida) pouco acentuados, isso para você treinar e corrigir os seus erros. Faça também balizas nas ruas e não tenha medo de errar a primeira. Tente de novo até conseguir. Se não conseguir não tenha vergonha de procurar outra vaga. É por aí que você conseguirá adquirir mais confiança.
 Abraço.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Com reduzir de terceira para a segunda em uma subida sem deixar o carro morrer?


Para entender bem isso é necessário compreender que cada marcha do carro corresponde a uma velocidade específica. Se você não coloca as marchas com a sua velocidade correspondente ocorrerá conflito entre a caixa de marcha e o motor podendo levar o carro a morrer.
Então você deve considerar que cada marcha tem de estar acionada na hora certa com a velocidade certa, ok?  Quando você perceber que a velocidade está caído você precisa fazer a redução. Dessa forma você irá colocar a marcha mais adequada para aquela velocidade.
Você deve fazer isso em qualquer situação e não somente da terceira para a segunda. E em qualquer marcha. Se ela não está sendo suficiente para manter o carro com a mesma força é preciso reduzir. E você deve fazer isso imediatamente quando perceber que a força está diminuindo. Se demorar a velocidade irá cair muito e a marcha que você colocar não será mais a compatível com a velocidade.
Esse procedimento tem de ser rápido bem na hora em que percebe que a força está caindo. Treine isso e você não terá mais problemas com redução de marchas. Sempre lembre também de soltar a embreagem devagar e com o carro em movimento. Você não pode deixar o carro parar ou cair muito a velocidade se não dá errado mesmo.
Abraço.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SAMU informa: UTILIDADE PÚBLICA.

SAMU Importante



Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. 


Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU, ou a quem nos acuda, a nos acudir. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

É tão somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.
Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-a a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.

JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
OBS.: Repassem. Afinal, trata-se de uma informação de muita utilidade.

Dicas de segurança no trânsito para período de chuva.


Como melhorar a noção de espaço?


Essa é uma das principais dificuldades de quem está aprendendo a dirigir. Eu mesma passei por isso quando estava tirando minha carteira de motorista na auto escola. Essa dificuldade continuou mesmo quando habilitada. Então fique sabendo que a maioria das pessoas que estão aprendendo a dirigir passam por isso.
Mas o que você pode fazer para superar isso? A minha orientação é que você respeite esse receio. A noção de espaço você terá cada vez mais ampliada a medida que você dirige. Na verdade, você pode usar isso para evitar acidentes afastando-se dos demais veículos e pedestres.
Se você se sente seguro(a) passando a uma certa distância de outro carro, então faça isto. Como eu disse, com a prática você irá ganhar confiança e esta noção de espaço ficará mais apurada.
Abraços,

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cidadania no trânsito


Acompanhe o primeiro vídeo sobre cidadania no trânsito, onde trazemos os princípios básicos que regem a Direção Defensiva e os desdobramentos dos fatos quando não nos comportamos como seres em sociedade. Se não praticarmos a cidadania, jamais praticaremos a direção defensiva.

Não olhe para baixo...


Se você acha que o Brasil possui estradas perigosas é porque ainda não conheceu a Bolívia. No vizinho país sul americano, estradas perigosas são a regra e colocam em perigo a vida dos motoristas obrigados a conduzirem nestas condições. Para quem gosta de fortes emoções, dirija na Bolívia.

Artigo 181 do CTB e incisos


As infrações relativas a estacionamento de veículos representam quase 50% do número de multas urbanas cometidas pelos condutores nas grandes cidades em todo o Brasil. O estacionamento irregular traduz de forma tácita o grau de educação do condutor que prefere cometer uma infração a caminhar um pouco mais e estacionar em local adequado, sobrepondo o interesse individual ao coletivo. Outro fator preponderante no cometimento desta infração se relaciona ao número elevado de veículos que circulam pelos grandes centros urbanos, tornando a tarefa de estacionar um ato difícil e estressante, gerado pela falta de vagas nas vias publicas.
Para descrevermos este artigo, dividiremos cada inciso de forma clara e sucinta, obedecendo ao contido no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e no MBFT (Manual de Fiscalização de Trânsito) em vigor e obrigatoriamente aplicado por todos os agentes de trânsito no país.
Art. 181. Estacionar o veículo:
I – nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal:
Infração – média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;
Para o cometimento desta infração não é necessária sinalização específica. O objetivo primário da proibição é evitar que os condutores que trafeguem com seus veículos em cruzamentos não tenham sua visão da via perpendicular prejudicados em virtude de veículos estacionados próximos as esquinas. A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local. Código de infração 538-00.
II – afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinqüenta centímetros a um metro:
Infração – leve;
Penalidade - multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;
O cometimento desta infração independe de sinalização específica. A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local. É caracterizado quando um veículo de mais de duas rodas estacionado paralelo ao meio-fio, afastado deste nunca menos de 50 cm e nunca mais de 1m ou estacionado obedecendo ao ângulo regulamentado pela sinalização, afastado do meio-fio nunca menos de 50 cm e nunca mais de 1m. A infração é cometida dirigindo motocicleta, motoneta ou ciclomotor estacionado perpendicular ao meio-fio, afastado deste nunca menos de 50 cm e nunca mais de 1m. Código de infração 539-80.
III – afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;
O cometimento desta infração independe de sinalização específica. A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local. Comete a infração o condutor que estacionar o veículo paralelo ao meio-fio, afastado a mais de 1m; obedecendo ao ângulo regulamentado pela sinalização, afastado do meio-fio mais de 1m; em aberturas de canteiro central; ao lado de refúgio (parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma) e em motocicleta, motoneta ou ciclomotor estacionado perpendicular ao meio-fio, afastado deste a mais de 1m. Código de infração 540-10.
IV – em desacordo com as posições estabelecidas neste Código:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa - remoção do veículo;
Para o cometimento desta infração não é necessária sinalização específica. A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local. A infração ocorre quando o condutor estaciona o veículo em ângulo em relação à guia da calçada (meio-fio); ou no caso de motocicleta, motoneta ou ciclomotor estacionado em posição não perpendicular à guia da calçada (meio-fio). O estacionamento em ângulo só é permitido nos locais em que houver sinalização específica.
artigo 48 do CTB determina que “nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas” e nos casos de veículos de duas rodas “será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.” Código de infração 541-00.
V – na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento:
Infração gravíssima;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;
Este ato extremamente danoso à segurança do trânsito é comumente ocorrido em vias litorâneas ou próximo a grandes eventos. Dividiremos este artigo em subitens, de acordo ao contido no MBFT.
Código de infração 542-81. Veículo estacionado na pista de rolamento das estradas (via rural não pavimentada). A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Para o cometimento desta infração não é necessária sinalização específica. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local.
Código de infração 542-82. Veículo estacionado na pista de rolamento da rodovia(via rural pavimentada) dotada ou não de acostamento. A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Para o cometimento desta infração não é necessária sinalização específica. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local.
Código de infração 542-83. Estacionar  na pista de rolamento das vias de trânsito rápido (caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível). A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Para o cometimento desta infração não é necessária sinalização específica. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local.
Código de infração 542-84. Estacionar  na pista de rolamento das vias dotadas de acostamento (Artigo 48  § 1º – Nas vias providas de acostamento, os veículos parados, estacionados ou em operação de carga ou descarga deverão estar situados fora da pista de rolamento).A competência desta infração é do órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário. Para o cometimento desta infração não é necessária sinalização específica. Se o condutor recusar-se a retirar o veículo ou estiver ausente no ato da fiscalização, o respectivo veículo poderá ser removido do local.

Parabéns a todos os educadores de trânsito.

Parabéns a todos os educadores de trânsito. Vocês 

merecem, pois é através de vocês que também construímos 

um trânsito melhor.


Parabéns, Instrutores de trânsito!!!


16 de Outubro,dia do instrutor(a) de trânsito!!!


16 de Outubro,dia do instrutor(a) de trânsito.











Considero que educar para o trânsito não é transmitir regras e repetir avisos de cuidado nas ruas. Educar para o trânsito é ir muito mais além. É formar um indivíduo com consciência e prática éticas e solidárias. Somente assim se conseguirá um trânsito com menos riscos de acidentes e, consequentemente, com menos feridos e mortos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como usar a embreagem corretamente?


A embreagem é um recurso usado nos automóveis que faz parte do sistema de transmissão. Este sistema é responsável para transmitir a força do motor para as rodas  do veículo. Este sistema de transmissão possui engrenagens que são usadas de acordo com a velocidade que o carro está no momento. Então saber usar a embreagem de forma correta é fundamental para dirigir bem um automóvel.
Na auto escola aprendemos a usá-la mas mesmo assim podem surgir dúvidas. Então, vamos entender algumas coisas:
Dentro do carro nos temos o pedal da embreagem. Este pedal não é a embreagem propriamente dita, mas sim um pedal que irá acioná-la.
Quando você pisa no pedal da embreagem você está desligando-a do motor. Neste momento é possível passar as marchas ou parar o veículo sem deixá-lo apagar. Então você irá usá-la nestas situações. Por exemplo.:Você irá parar em um cruzamento. Neste caso você irá reduzir colocando a marcha compatível com a velocidade e quando estiver quase parando você irá pisar no pedal da embreagem até o fundo e logo depois irá parar o veículo.
Sempre quando estiver passando as marchas você deverá soltar o pedal da embreagem de forma suave para não causar trancos no carro. Esses trancos ocorrem quando a pessoa solta o pedal da embreagem de uma vez. Logo a ligação da embreagem junto ao motor irá ocorrer de forma brusca, causando este tranco característico. Soltando o pedal devagar você permite que ligação seja feita suave sem causar esta situação.
 Abraço.

Como usar as setas do carro corretamente?


Para sanar esta dúvida a gente precisa entender um pouco sobre o exame de direção que você irá fazer. Então vamos lá...

No exame de direção lhe será cobrado várias coisas dentro disso estará a regra de circulação,conhecimento de sinalização, direção defensiva. Isso tudo na prática. Vale ressaltar que os examinadores são muito exigentes. Na verdade são é corretos demais. Isso é até compreensível pois o trânsito precisa de pessoas realmente habilitadas.
Bom, então vamos na regra de circulação. Todo veículo deve circular pelo lado direito da via. Não é no meio ou na esquerda e sim na direita. Se for uma via com mais de uma faixa você deverá circular na faixa da direita, ok?
Então se você tem de circular pela direita e se depara com um obstáculo será necessário desviar do mesmo. Como isso é feito? Em primeiro lugar é preciso sinalizar para os demais motoristas a sua intenção. Após isso é preciso observar os retrovisores para ter certeza de uma manobra com segurança e só então depois realizar o deslocamento.
É melhor você dar seta o tempo todo do que deixar de dar em algum momento. O examinador não lhe chamará a atenção por sinalizar e sim por não dar a seta. Então diante de qualquer obstáculo você deve sinalizar sim. Pense comigo. O exame não passa de 10 minutos e nesse tempo você precisa passar uma boa impressão. Se você sinaliza pontualmente com certeza passará uma boa imagem para os examinadores.
No dia a dia é interessante fazer isso também, apesar de não ser adotado pelos outros motoristas. O objetivo da seta é informar os demais motoristas da sua intenção e isso proporciona maior segurança no trânsito.
Procure sinalizar sempre que for necessário. Vai valer mais a pena.
Abraço.

Reduzir para a primeira marcha em aclive. Qual a forma certa de fazer sem deixar o carro morrer?


Essa situação de mudar de marcha de 2ª para a 1ª em aclive é um terror para quem está aprendendo a dirigir. Mas vou mostrar como isso pode ser feito com a técnica certa.
Você precisará de reduzir a marcha de 2ª para 1ª em duas situações mais comuns. Quando você for fazer um controle de embreagem ou quando o carro está fraco de 2ª. Em ambos os casos é preciso ter muita calma e técnica para fazer a coisa direito.
Para fazer essa redução você tem que ficar atento(a) a velocidade do carro. Se tem que fazer com que o carro fique na velocidade certa. Se for acima ou abaixo da velocidade ideal vai dar problema. Mas qual é a velocidade? Eu aconselho algo entre 15 a 20 km/h. Você também precisa soltar a embreagem devagar sem deixar o carro parar, ou seja, este processo tem de ser feito com o carro em movimento.
Você tem que saber que cada marcha possui uma velocidade específica e vice e versa. É algo em conjunto. Se você colocar uma marcha com uma velocidade que não seja a compatível certamente haverá problemas. Ressaltando que a troca de marchas é concluída somente quando você tira o pé da embreagem, ok?
Treine isso em um aclive mais fraco e depois vá acrescentando um aclive mais forte. Com a repetição você conseguirá fazer isso tranquilamente. Tenho certeza que esse problema será apenas passado para você.
Abraço.

Como evitar que o carro morra ao arrancar?


Essa dúvida é bastante comum e vou tentar lhe ajudar dando-lhes algumas orientações.
Para sair com o carro sem deixá-lo morrer é necessário saber fazer o controle de embreagem. No caso de arrancar com o veículo você deve fazer o seguinte:
  1. Com o pé no freio, pise no fundo da embreagem e coloque a primeira marcha.
  2. Depois de colocar a primeira marcha, vá soltando a embreagem até sentir o carro trepidar. Quando isso acontecer pare de soltar a embreagem e mantenha o pé esquerdo nesta posição.
  3. Solte o freio suavemente e após o carro começar a andar solte a embreagem totalmente em seguida de forma suave. (Lembrando que essa situação é feita em terreno plano).
  4. Em caso de aclive, quando você soltar o freio, o carro não pode voltar. Se voltar, pise no freio novamente e solte um pouco, não muito, a embreagem. O carro irá trepidar mais do que antes.
  5. Nesta hora você solta o freio, mantendo o pé da embreagem na mesma posição.
  6. O pé que estava no freio vai para o acelerador. Você deve acelerar um pouco para dar força o motor para arrancar no aclive. Esta aceleração não pode ser muito forte, somente o necessário para arrancar o carro.
Depois de dar a aceleração necessária, você solta a embreagem suavemente mantendo a aceleração. Com estes procedimentos você consegue arrancar o carro sem deixá-lo morrer.
Treine bastante com essas técnicas que você irá resolver o seu problema.
Abraço.

O que fazer quando um caminhão para atrás e fica colado na traseira?


 Isso acontece demais no dia a dia. E só para lembrar a quem está começando a dirigir que isso vai continuar acontecendo pois tem muito motorista impaciente e que não respeita as outras pessoas.
Mas o que fazer diante disso? Como não ficar nervoso(a)? Na verdade você tem que ignorar, respirar fundo na hora  e pensar, concentrar no que você tem que fazer, mesmo que demore. Você não pode se deixar influenciar por outros motoristas pois isso pode levá-lo(a) a até mesmo se envolver em acidentes.
Outra dica:Procure deixar o carro já de primeira marcha quando estiver em semáforo. Deixe o pé no fundo da embreagem e quando o sinal abrir faça o ponto. Se você fica com o pé no fundo esperando o sinal abrir não estará gastando a embreagem e não tem problema algum fazer isso. Eu as vezes faço também.
Você tem que olhar para você e não se intimidar com outros motoristas. O trânsito é para todos e não apenas de alguns. Quando isso acontecer procure manter a calma e saia no seu tempo e não no tempo dos outros motoristas. Com a prática você sairá mais rápido. Todo mundo passou por esse aprendizado, até mesmo os “mal  educados”.
Continue dirigindo pois isto foi uma conquista muito importante na sua vida. Não deixe se abater diante dessas situações. Todo mundo passa por isso. Continue firme no seu propósito.
Abraço.

Como passar as marchas do carro?


Para passar as marchas corretamente você precisa conhecer as posições de cada marcha do seu carro. Cada veículo tem um formato de caixa de marchas e pode variar bastante. Normalmente, em cima da alavanca de marchas, você pode encontrar um desenho lhe mostrando o posicionamento de cada marcha.
Pode acontecer do aluno(a) passar as marchas com muita força. Isso não é necessário pois elas são encaixadas de forma suave. Se o aluno(a) passar  com força corre o risco de passar marcha errada e nem perceber. Procure treinar com o carro desligado em sua garagem, ou peça seu instrutor(a),para separar um tempo nas aulas para que você treine.(Treine várias vezes). Tente depois fazer isso sem olhar para o câmbio, pois está é a forma correta de passar as marchas.

 Abraço,

Como arrancar com o veículo achando o ponto da embreagem?



Com a marcha no ponto neutro, você terá o seu pé direito no freio e o esquerdo no fundo da embreagem. Em seguida, você colocará a primeira marchar e logo após começará a soltar a embreagem levemente, bem devagar até começar a sentir uma trepidação característica no veículo. Quando isso acontecer, pare de soltar a embreagem e mantenho o pé nesta posição. Este é o ponto da embreagem e você irá usar isso sempre quando for arrancar o veículo.
Se estiver em um plano, solte o freio levemente e você perceberá que o carro começará a andar. Quando o carro já estiver em movimento, solte a embreagem completamente de forma suave. Após isso, você poderá acelerar de leve para começar a desenvolver o veículo.
Se estiver em um aclive (subida), com o carro no ponto da embreagem, você irá soltar o freio. Se o carro descer é por que o ponto não foi feito corretamente. Volte a pisar no freio e solte um pouco a embreagem. Mas tem que ser muito pouco, se não o carro irá desligar. Você terá que fazer a trepidação ficar um pouco mais intensa. Solte o freio novamente e verifique se o carro ficará parado. Se ficar, basta acelerar um pouco, um pouco mesmo, somente para dar ao carro uma força extra para começar a andar. Depois disso, vá soltando a embreagem suavemente para o carro andar.
Treine isso em aclives menores e depois vá para uns mais difíceis.
Sobre a injeção eletrônica, podemos dizer que é mais fácil aplicar esta técnica quando o carro tem este recurso, pois o motor recebe a gasolina ideal na hora da aceleração. Quando não tem, pode acontecer o carro apagar com mais frequência quando o motorista não tem muita experiência.
Treine bastante isso na auto escola. Se já é habilitado(a), faça isso no seu dia a dia.
Abraços,

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DPVAT:


Parentes e vítimas de acidente de trânsito tem direito a um auxílio do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Mesmo os pedestres que não possuem carro ou moto também estão na lista dos beneficiários, caso sofram um atropelamento. A verba chega a R$ 13,5 mil nos casos de morte e invalidez permanente. O DPVAT é um imposto pago por todos os proprietários de automóveis junto com o IPVA.

Quanto se paga de DPVAT:
Carro - R$ 101,16
Moto - R$ 279,27
Ônibus - R$ 396,49

Como solicitar o seguro DPVAT:

Ative DPVAT:
(
- Morte: BO, Certidão de Óbito e comprovante de parentesco com a vítima.
- Invalidez permanente: BO, Relatório Médico atestando o tipo de invalidez.
- Despesas Médicas e Suplementares: BO, recibo gastos médicos, Relatório Médico sobre o tratamento.

*Prazo para solicitar: 3 anos

** Em até 30 dias, depois da data de entrada, o dinheiro é pago.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como faço para dirigir com chuva?


Quando encontramos uma poça d`agua é importante agirmos de forma correta pois pode acontecer a aquaplanagem, que é uma fina camada de água entre o pneu e o chão da via. Com isso o motorista pode perder o controle do carro e se envolver em acidente.
Ao passar em uma poça de água, você deve antes se possível, diminuir a velocidade. Poça de água é muito comum em chuva. Nesta situação o motorista deve aumentar a distância de segurança pois a probabilidade de acidente é maior. Quanto mais rápido você passar em uma poça de água maior a chance de ocorrer a aquaplanagem. Então passe devagar se possível para que o pneu tenha mais atrito no solo.
Outra coisa importante é você saber que o limite de água em uma via para transitar com o carro é até a metade da roda. Se o nível da água estiver acima da metade você não deve passar para evitar de ficar ilhada em meio uma enchente.
Então ao passar em poça de água passe com velocidade e marcha reduzida, ok?
Abraços,






Projeto regulamenta a profissão de técnico de segurança de trânsito

Projeto regulamenta a profissão de técnico de segurança de trânsito


Stédile: faz-se necessário que seja feito um trabalho sério de prevenção de acidentes no Brasil.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3726/12, do deputado José Stédile (PSB-RS), que regulamenta a profissão de técnico de segurança do trânsito. Segundo a proposta, o técnico de trânsito é o profissional responsável pela segurança e pela prevenção de acidentes de trânsito nos serviços de transporte de pessoas ou cargas, realizado por empresas.

O projeto determina que poderá exercer a profissão o portador de certificado de conclusão de curso, em nível de ensino médio, de técnico de segurança de trânsito; e de certificado de conclusão de curso superior em gestão de segurança do trânsito e gestão de trânsito e transporte.
Pela proposta, cabe ao técnico de segurança de trânsito, entre outros itens, cuidar da prevenção de acidentes de trânsito e analisar e identificar os fatores de risco de acidentes de trânsito e no transporte.
O projeto torna obrigatória a contratação de um técnico de segurança do trânsito pela empresa que tenha mais de 50 veículos em sua frota e que empregue, no mínimo, 10 trabalhadores na função de motorista.
“Entendemos que se faz necessário que seja feito um trabalho sério de prevenção de acidentes no Brasil, notadamente nas empresas especializadas em transporte de valores e mercadorias que utilizam os serviços de motociclistas, cujo trabalho, a cada dia, é mais requisitado para a entrega de mercadorias comercializadas pelos mais variados estabelecimentos do País”, afirma o parlamentar.
Stédile ressalta que o Brasil é o quinto colocado no ranking mundial de acidentes de trânsito, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O que é preciso para tirar a carteira de motorista?


Em primeiro lugar é necessário que você preencha os requisitos básicos: Ser maior de 18 anos, possuir RG e CPF e também saber ler e escrever. Tendo estes requisitos preenchidos você deverá procurar uma auto escola de confiança para dar início ao seu processo. Peça a amigos que lhe indiquem uma boa auto escola.
Já na auto escola você fará sua inscrição inicial. Feita a inscrição, você deverá ir fazer os exames médico e psicotécnico. Já aprovados no exame poderá então começar o curso teórico de legislação.
No curso teórico você terá que cumprir uma carga horária de 45 horas aulas. Estas aulas estão divididas em 18 aulas de legislação de trânsito, 16 aulas de direção defensiva, 4 horas de primeiros socorros, 4 horas de meio ambiente e 3 horas de funcionamento de veículos.
Cumprida a carga horária você poderá realizar a prova teórica que é composta de 30 questões. Você terá que conseguir no mínimo 21 pontos para passar. Caso não passe poderá fazer uma nova prova após 15 dias.
Ao passar na prova, você poderá solicitar na auto escola sua licença de aprendizagem para poder fazer as aulas de direção. Serão 20 aulas obrigatórias.
Cumpridas a carga horária prática você poderá fazer a prova de direção. Nesta prova você a fará em 2 etapas. Circulação e baliza. Especificamente na baliza você terá 3 tentativas em 5 minutos.
Bom, resumidamente é isso.
Boa sorte e sucesso.

Qual o momento certo de marcar o exame de direção?


Primeiro, faça em média 30 aulas de direção. Por que isso? Com 30 aulas você terá aprendido tudo o que será cobrado pelos examinadores e terá uma boa prática na auto escola. Não se limite somente às 20 aulas obrigatórias. A chance de passar aumenta quando você pratica mais.
Você deve estar fazendo todos os exercícios de forma correta e sem a ajuda do seu instrutor. Dessa forma você demonstra uma independência necessária para o dia da prova. Caso não esteja fazendo com segurança os controles e baliza, vale a pena fazer mais algumas aulas para alinhar isso.
Você observa bem os retrovisores? Isso é fundamental no exame do Detran. Muitas pessoas até dirigem bem mas não observam os retrovisores antes das conversões ou deslocamentos. Tem que observar com capricho, balançando a cabeça, mostrando que está olhando para os espelhos. Costumo dizer que isso é uma das partes mais importantes do exame de direção.
Na auto escola, converse com seu instrutor para fazer um pré-exame com outro instrutor. Assim você poderá ver o seu desempenho sendo avaliado por outra pessoa sem falar que você ganha uma experiência de dirigir com alguém diferente do seu instrutor, simulando uma situação de exame.
E o desenvolvimento do carro? Você deve colocar até a terceira marcha quando tiver oportunidade. Não fique só de segunda marcha se há a possibilidade de desenvolver o veículo na via. Esse detalhe é também fundamental para sua aprovação.
Agora, acima de tudo, você mesma tem de sentir segura para encarar o seu exame. Se você estiver confiante e certa de que pode realizar tudo o que foi ensinado pelo seu instrutor sem a ajuda dele, isso é um bom sinal de que está preparada para marcar e fazer o seu exame de direção.
E quando marcar, não deixe de ler e reler o blog. Tem muitas dicas que lhe ajudarão a alcançar o seu objetivo de ficar livre da auto escola e conquistar a sua carteira de habilitação.
Fica aí estas dicas.
Um grande abraço.