quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CNT vai revitalizar outdoors de segurança no Anel Rodoviário de Belo Horizonte


CNT vai revitalizar outdoors de segurança no Anel Rodoviário de Belo Horizonte

Alerta é para que motoristas reduzam a velocidade e tenham mais cautela ao trafegarem pela via.
   
Foto: Pedro Gontijo / Agência UaiCNT vai revitalizar outdoors de segurança no Anel Rodoviário de Belo HorizonteSenador Clésio Andrade e o tenente Geraldo Donizete, na Minastranspor
A sinalização de alerta para que os motoristas de caminhão redobrem os cuidados ao trafegarem pelo Anel Rodoviário de Belo Horizonte (MG) será revitalizada para reforçar a segurança na via. Os outdoors instalados às margens da BR-040 e também na entrada do Anel terão novas mensagens para chamar a atenção dos caminhoneiros.

A medida tomada pelo presidente da CNT e do Sest Senat, senador Clésio Andrade, atende a um pedido do tenente Geraldo Donizete, comandante de policiamento do Anel Rodoviário. Os dois se encontraram na tarde desta quarta-feira (22), no 15º Encontro Mineiro dos Transportadores Rodoviários de Cargas/Minastranspor, na capital mineira.

No mês de setembro, o senador Clésio Andrade irá participar ativamente de uma nova etapa da campanha para levar mais segurança ao Anel, realizada por meio de uma parceria entre a CNT, Sest Senat e Polícia Rodoviária. Serão promovidas blitze educativas às margens da BR-040, na entrada de Belo Horizonte, para alertar os caminhoneiros sobre a necessidade de reduzir a velocidade, devido ao declive acentuado, e também de trafegar na pista da direita. Eles também receberão camisetas sobre o tema. "É muito importante que os cuidados sejam redobrados no Anel Rodoviário. O alerta será dado nessa nova campanha para a maior segurança nessa via que registra um trânsito intenso diariamente", disse o senador Clésio Andrade.

Segundo o tenente Donizete, as medidas de segurança implantadas no local, como a instalação de radares, aumento da fiscalização e campanhas educativas, têm contribuído para reduzir os acidentes mais graves. Em 2010, foram 39 óbitos e, em 2011, 33. O comandante do policiamento avalia que a redução é significativa, ao considerar que houve aumento da frota de veículos nesse período. No início de 2011, a CNT e o Sest Senat realizaram uma primeira campanha, junto à Polícia Rodoviária e outros órgãos, com a instalação de outdoors às margens da BR-040 e do Anel, e também com blitz educativa.

Um dos principais problemas que contribuem para os acidentes graves no Anel Rodoviário é a velocidade elevada dos veículos. Segundo o tenente Donizete, atualmente há 17 radares fixos instalados ao longo dos 26 km do Anel e um móvel. Cinco equipes da Polícia Rodoviária fazem o policiamento da via, considerada a mais perigosa da capital mineira. "Os motoristas precisam estar atentos porque o Anel está em uma área urbana. O trânsito é intenso, e é necessário reduzir a velocidade, entre outros cuidados", alerta o policial.

De Belo Horizonte (MG)
Agência CNT de Notícias

sábado, 25 de agosto de 2012

Estudo mostra a eficácia da Lei Seca na redução de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo

Estudo mostra a eficácia da Lei Seca na redução de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo

Estimativas da eficácia da Lei nº 11.705, popularmente conhecida como “lei seca”, foram realizadas considerando a quantidade de motoristas abordados pela fiscalização policial ou o número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas em salas de emergência. No entanto, há poucas pesquisas com embasamento científico que mostram de maneira rigorosa e imparcial o impacto dessa lei, que entrou em vigor em junho de 2008.
Antes, os condutores que apresentavam alcoolemia (concentração de álcool no sangue) acima de 0,06 g/dl eram punidos com sanções administrativas e criminais. Porém, estudos apontam que apenas 42,3% dos acidentes de trânsito ocorrem por condutores que apresentaram alcoolemia acima desta concentração, o que levou à diminuição do limite para 0,02 g/dl. Desde então, o condutor que apresenta 0,02 a 0,06 g/dl de álcool no sangue é punido com medidas administrativas (multa e suspensão temporária da carteira de motorista), e o que apresenta concentrações acima disso é punido criminalmente (multa, suspensão da carteira de motorista e prisão de 6 a 36 meses).
Utilizando uma técnica estatística chamada “análise por série temporal”, pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) avaliaram acidentes de trânsito ocorridos na cidade e no Estado de São Paulo, entre janeiro de 2001 e junho de 2010. Tal análise minimiza erros de interpretação causados por fatores externos, como por exemplo, a sazonalidade dos acidentes de trânsito, mais frequentes em períodos de festas e feriados.
O estudo avaliou 1.471.087 casos não fatais e 51.561 casos fatais (acidentes seguidos de morte) em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados pelo Serviço de Segurança Pública do Estado de São Paulo. No que diz respeito às vitimas fatais, após a lei seca houve uma redução de 16% na capital e de 7,2% nos demais municípios. Já em relação aos acidentes com vítimas não fatais, houve uma redução de 2,3% na capital e 1,8% no restante do Estado.
Deste modo, nota-se que a nova lei foi mais efetiva em reduzir o número de mortes do que o de feridos em acidentes de trânsito. Segundo os autores, este dado sugere que houve um maior impacto nos indivíduos que apresentam um padrão de uso mais pesado e que, consequentemente, provocam acidentes mais graves. É interessante notar que as maiores reduções observadas na capital podem estar relacionadas à fiscalização policial mais reforçada do que nas demais cidades.
Apesar de o presente estudo não considerar se os acidentes de trânsito avaliados envolveram condutores sob efeito do álcool, já que a coleta sistemática desse tipo de informação ainda é escassa em nosso país, ele traz conclusões importantes. Para os pesquisadores, uma vez que o poder aquisitivo dos brasileiros e a frota de automóveis aumentaram consideravelmente entre 2001 e 2010, a redução dos acidentes pela nova lei é mais do que satisfatória. Porém, ainda há problemas na aplicação da mesma, como por exemplo, a agressividade e a recusa dos condutores em se submeter ao teste do bafômetro.
Estudos como este auxiliam na criação de novas medidas para combater os acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool. As políticas públicas devem ser guiadas por princípios científicos imparciais. É necessário um olhar direcionado ao usuário a fim de conscientizá-lo de que a bebida alcoólica até pode ser consumida; mas de modo que não coloque em risco a integridade física de outras pessoas.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Comissão reduz gravidade de infração administrativa de motorista


Comissão reduz gravidade de infração administrativa de motorista

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira (8) o Projeto de Lei 662/11, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que reduz a gravidade da infração contra quem não registrar seuveículo no prazo de 30 dias no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Essa infração, atualmente, é considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
A proposta muda a categoria dessa infração de grave para média quando cometida pelos portadores de permissão para dirigir. Essas pessoas foram aprovadas no exame de trânsito, mas ainda não receberam a Carteira Nacional de Habilitação, que só é emitida se o aprovado não cometer, ao longo de um ano, infração grave ou gravíssima e não reincidir em infração média.
O condutor com permissão para dirigir que cometer uma infração de natureza grave, portanto, será obrigado a repetir todo o processo de habilitação.
Conduta do motorista
O relator na comissão, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), defendeu a aprovação da proposta. Ele lembrou que a infração que tem sua gravidade reduzida não compromete a segurança no trânsito.
“Com essa infração sendo média, se um condutor for exemplar durante o seu período de permissão para dirigir, não deixará de obter sua Carteira Nacional de Habilitação.”
A proposta mantém a medida administrativa de retenção do veículo para regularização, prevista pelo código.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Com informações da Agência Câmara


CNH Gratuita

De autoria do deputado Karlos Cabral (PT), está apto a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) projeto que institui o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Autom
otores. O objetivo da matéria é oferecer às pessoas de baixo poder aquisitivo a possibilidade de obter gratuitamente a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O deputado justifica que, apesar de ser um documento indispensável, sendo considerada também uma forma de qualificação, a CNH nem sempre é acessível às pessoas com menor poder aquisitivo, o que dificulta o acesso às oportunidades de trabalho. Esse documento, que abre portas para a liberdade de locomoção, comumente vem sendo exigido para a contratação em diferentes empregos, a exemplo dos serviços de entrega a domicílio, manobristas de hotéis e restaurantes, caminhoneiros, motoristas de táxi, de ônibus, transporte coletivo, entre tantos, expõe o parlamentar petista. O processo foi protocolado na Casa com o número 1.591/12 e consta da pauta de votação da próxima reunião da CCJ.

http://al-go.jusbrasil.com.br/noticias/100039531/cnh-gratuita



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Programa Jovem Aprendiz



 
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Programa Jovem Aprendiz

INSCRIÇÕES ABERTAS: Terças-Feiras 9h ou 16h

Quem pode participar do jovem aprendiz?

Ø  Jovens entre 16 a 19 anos
Ø  Sexo Indiferente
Ø  Que esteja estudando ou formado o segundo grau do nível médio.

Quais são as condições de trabalho?
Ø  Carteira assinada
Ø  4h diárias
Ø  Experiência prática (Empresa)
Ø  Experiência Teórica (CEDUC  Virgilio Resi)
Ø  Contrato com duração de até 20 meses


Documentos necessários para inscrição:

Ø  Cópia da Identidade (frente e verso)
Ø  Cópia da Certidão de Nascimento
Ø  Cópia do CPF
Ø  Cópia da Carteira de Trabalho (pgs.da foto,verso)
Ø  Cópia do Comprovante de Renda (das pessoas de sua casa que trabalham ex: contra-cheque, extrato de aposentadoria, extrato de pensão).
Ø  Cópia do Comprovante de Endereço (recente)
Ø  Declaração de freqüência escolar ou Comprovante de Conclusão do Ensino Médio
Ø  Cópia do CPF do responsável legal
Ø  1 Foto 3X4

Endereço do CEDUC:
Rua Joventina da Rocha, 211 – Heliópolis – Telefones: 2103-2744 / 2103-2708

Como Chegar:

       Metrô: Descer na Estação Waldomiro Lobo, seguir a Av. Cristiano Machado sentido Venda Nova e subir a escadaria ao lado da Igreja Santo Expedito.
       Ônibus: (5507, 62, 2214, 5517)
      Descer na Avenida Cristiano Machado entre Av. Saramenha e Av. Waldomiro Lobo. Subir a escadaria ao lado da Igreja Santo Expedito.

Observações:

§   A inscrição não garante a participação no programa Jovem Aprendiz. O jovem deve conquistá-la.
§   As seleções acontecem de acordo com o perfil exigido pelas empresas. Não por ordem de inscrição.
§  Para fazer a inscrição é indispensável apresentar todos os documentos.


logo_CEDUC_horizontal_2012João Paulo Oliveira
CEDUC Virgilio Resi
Rua Joventina da Rocha, 211
Heliópolis - Belo Horizonte/MG
Tel.: (31) 2103 2744

Três mil caminhoneiros devem participar dos Comandos de Saúde nas Rodovias


Três mil caminhoneiros devem participar dos Comandos de Saúde nas Rodovias

É a segunda etapa de 2012 do evento promovido pelo Sest Senat e Polícia Rodoviária Federal.

Foto: Júlio Fernandes/Agência Full TimeTrês mil caminhoneiros devem participar dos Comandos de Saúde nas RodoviasÚltima edição do evento aconteceu em maio deste ano
Os caminhoneiros de todo o país estão convocados a participar da segunda edição dos Comandos de Saúde nas Rodovias de 2012, ação promovida pelo Sest Senat e a Polícia Rodoviária Federal.

O evento acontece na próxima quarta-feira (22) em várias cidades brasileiras com ações de prevenção a doenças cardíacas e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório, além de hipertensão, câncer de próstata e informações sobre AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha já atendeu mais de 58 mil motoristas desde 2006.

Para o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade, “a prevenção de doenças que acometem com mais frequência os motoristas de caminhão é ação fundamental pela saúde dos profissionais e pela segurança nas rodovias brasileiras”. A campanha tem por objetivo orientar os caminhoneiros a respeito dos benefícios da prevenção desses problemas e alertar para a necessidade de se procurar tratamento eficiente a quem já apresenta quadro de hipertensão, diabetes, deficiência visual e outros males que são identificados durante os Comandos de Saúde.

A abordagem dos motoristas é feita pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal, que orientam os caminhoneiros sobre a relação entre saúde e trânsito, buscando a redução do número de acidentes. Devem ser atendidos três mil motoristas em todo o Brasil que, além das ações de saúde, recebem kits com mochila ecológica, camiseta, porta-documentos e chaveiros.  Os Comandos de Saúde acontecem nas 27 unidades da federação, sendo que algumas unidades já promoveram o evento.

Informações sobre os Comandos de Saúde nas Rodovias podem ser obtidas nas unidades Sest Senat que coordenam o evento. Os telefones das unidades estão disponíveis no site: www.sestsenat.org.br. Na relação abaixo, confira os locais onde serão realizadas as ações:
SRPRF / Distrito2º C.S.R. 22/08/12 - LocalUnidades Sest SenatData de Realização
1ª/GOBR 153 Km 194, Município de Uruaçu/GOD08 - Anápolis/GO22/08
2ª/MTBR 163 Km 118, Município de Rondonópolis/MTB70 - Rondonópolis/MT22/08
3ª/MSBR 163 Km 453, Município de Campo Grande/MSB32 - Campo Grande/MS22/08
4ª/MGBR 050 Km 195, Município de Uberaba/MGB57 - Uberaba/MG22/08
5ª/RJBR 116 Km 287, Município de Resende/RJB53 - Barra Mansa/RJ22/08
6ª/SPBR 153 Km 256, Município de Marília/SPB78 - Marília/SP15/08
7ª/PRBR 116 Km 95, Município de São José dos Pinhais/PRB13 - Curitiba/PR22/08
8ª/SCBR 282 Km 205, Município de Lages/SCD26 - Lages/SC15/08
10ª/BABR 324 Km 01, Município de Feira de Santana/BAB45 - Feira de Santana/BA22/08
11ª/PEBR 232 Km 148, Município de São Caetano/PEB85 - Caruaru/PE22/08
12ª/ESBR 101, Km 140, Município de Colatina/ESB67 - Colatina/ES29/08
13ª/ALBR 101 Km 74 , Município de Rio Largo/ALB19 - Maceió/AL22/08
14ª/PBBR 101 Km 107, Município de Mata Redonda/PBB28 - João Pessoa/PB22/08
15ª/RNBR 101 Km 173, Município de Baia Formosa/RNB29 - Natal/RN22/08
16ª/CEBR 116 Km 019, Município de Itaitinga/CEA23 - Fortaleza/CE22/08
17ª/PIBR 343 Km 192, Município de Piripiri/PIB22 - Teresina/PI22/08
19ª/PABR 010 Km 163, Município de Paragominas/PAB37 - Belém/PA22/08
20ª/SEBR 101 Km 95, Município de Nossa Senhora do Socorro/SEB49 - Aracaju/SE22/08
21ª/ROBR 364 Km 709, Município de Porto Velho/ROA10 - Porto Velho/RO22/08
21ª/ACRio Branco/ACB38-Rio Branco/AC03/08
2º/TOBR 153 Km 329, Município de Guaraí/TOB63 - Palmas/TO22/08
1º/DFBR 040 Km 01, Município de Santa Maria/DFA04 - Brasília/DF22/08
3º/AMBR 319 Km 00, Município de Manaus/AMA16 - Manaus/AM22/08
4º/APBR 210 Km 08, Município de Macapá/APB66 - Macapá/AP22/08
5º/RRBR 174, Km 491, Município de Boa Vista/RRB52 - Boa Vista/RR22/08

Agência CNT de Notícias

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

NÃO FOI ACIDENTE! ÁLCOOL E DIREÇÃO NÃO COMBINAM!
Faltam 726.366 assinaturas. No total, já são 573.634 pessoas que aderiram ao nosso movimento, aproximadamente 44% do necessário para mudarmos o Brasil.
ASSINE E COMPARTILHE: http://naofoiacidente.org/site/assine/

Eu já li o abaixo-assinado INICIATIVA POPULAR SOBRE CRIMES DE TRÂNSITO QUE ENVOLVAM A EMBRIAGUEZ AO VOLANTE que será enviado ao President

e do Congresso Nacional, assinei este abaixo-assinado e solicito que todos assinem e compartilhem. PELA VIDA!

PRECISAMOS DE LEI MAIS RÍGIDA!

A chamada "Lei seca" não diminuiu os mortos no trânsito. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de países recordistas em acidentes de trânsito, com 38 mil mortes por ano, atrás de nações como a Índia, China, EUA e Rússia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre todos os países, o Brasil conta com o quinto maior número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego revelam que do total de acidentes de trânsito considerados, trinta por cento dos casos envolveram o uso de bebidas alcoólicas.

Se considerarmos os casos de acidente de trânsito que redundaram em resultado morte, os números são ainda mais alarmantes. O Ministério da Saúde relata que cinquenta por cento das mortes ocorridas por consequência de acidentes de trânsito estariam relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos automotores.

Diante destes dados alarmantes, o maior rigor da legislação penal de trânsito surge como primeira resposta para fazer frente ao crescente número de casos envolvendo embriaguez com resultado morte.





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Bebida alcoólica interfere em seus reflexos.Não seja a próxima vítima


A Campanha pela Vida da Criança no Trânsito está nas estradas para conscientizar cada vez mais gente. Confira o novo painel e compartilhe essa ideia!


Campanha...


Abaixo o texto na íntegra da portaria Nº 248/2012 - DETRAN/SC
Esperamos que os demais dirigentes estaduais sintan-se encorajados a ir na mesma direção!
Razões não faltam, segmento desabastecido de profissionais, impossibilidade de realização de seleção de pessoal, falta de coerência para a exigência, entre outras.
Parabéns Dr. Vandelei Olivio Rosso pela coragem há muito conhecida dos sulistas deste país.


Portaria nº 248/DETRAN/ASJUR/2012

RESOLVE:
Art. 1º - Autorizar, até a pacificação interpretativa do referido tema, o credenciamento dos Instrutores de Trânsito que requererem o registro junto ao órgão executivo estadual de trânsito, ainda que ausente o requisito de um ano de habilitação na categoria “D”, pelo prazo de 1(um) ano, a contar da publicação desta Portaria.
Art. 2º - Para fins dessa Portaria considera-se como pré-requisito para o credenciamento de Instrutores de Trânsito junto ao DETRAN/SC ter 2 (dois) anos de efetiva habilitação, independente da Categoria de Habilitação.
Parágrafo Único - Os Instrutores de Trânsito que atuarem em Curso de Prática de Direção Veicular deverão possuir Categoria de Habilitação igual ou superior à categoria pretendida pelo candidato.
Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE.
Florianópolis, 13 de agosto de 2012.

VANDERLEI OLÍVIO ROSSO
Diretor do Departamento Estadual de Trânsito

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rastreador reduz prêmio de seguro

Por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), até agosto de 2013 todos os veículos produzidos no país terão rastreador e bloqueador. O órgão também determinou a obrigatoriedade de outro sistema, que a partir de janeiro verifica se a documentação está em dia e pode até cobrar pedágio automaticamente.    Voltadas à prevenção de furtos e roubos e a um maior controle da frota, as duas normas começam a vigorar de maneira gradual em janeiro de 2013 e vão impactar no bolso do motorista. A privacidade também entra no debate – embora, no caso do rastreador, a decisão de ativá-lo caiba ao dono do carro.    O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Celso Marini, acredita que a decisão vai influenciar na precificação dos prêmios na carteira de automóveis.. “Com o rastreador, a polícia terá maiores condições de recuperar um veículo em ocorrência de furto ou roubo. Mas, para que os índices de recuperações sejam avaliados pelos atuários das seguradoras, será preciso esperar algum tempo para termos certeza da redução do valor do prêmio”, finaliza Marini.
Fonte:http://www.tecnodataeducacional.com.br/noticias-portal-do-transito.asp?id=328843

Trafegar com a Permissão Para Dirigir (PPD) em rodovias é permitido


Conseguir a Carteira Nacional de Habilitação é o desejo de muitos jovens do país, porém para chegar até ela o caminho a ser percorrido é longo. Para auxiliá-lo o Portal do Trânsito explica como funciona o processo.
Processo de Primeira Habilitação
Em primeiro lugar, o candidato deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever, possuir RG e CPF. Depois disso ele deve procurar um Centro de Formação de Condutores, credenciado pelo Detran, para dar entrada no processo, junto ao órgão executivo de trânsito do seu Estado. “Primeiro o futuro condutor fará o exame médico, que avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial, pulmão e saúde e mental. Em seguida fará o exame psicotécnico que permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir”, conta Elaine Sizilo, especialista e consultora do Portal do Trânsito.
Se o candidato for aprovado nessa fase ele começará as aulas teóricas e terá que cumprir a carga horária de 45 horas/aula para estar apto a fazer o exame. Completando esta carga horária receberá um certificado de conclusão em curso teórico. Depois dessa etapa, ele fará uma prova, que tem no máximo 30 questões, proporcionais a carga horária de cada disciplina do curso. Se acertar no mínimo 70% da prova, o candidato pode passar para a próxima fase.
Depois de passar na prova teórica o candidato recebe a LADV – Licença para Aprendizagem de Direção Veicular, que é obrigatória e o instrutor deverá estar com o original toda vez que o candidato estiverdirigindo. Com a LADV em mãos, é necessário fazer um curso prático de no mínimo 20 horas/aula para cada categoria de habilitação pretendida, no caso de primeira habilitação categoria A ou B ou A e B juntas.
“Quando estiver seguro e com domínio sobre o veículo, o aluno deverá realizar o exame prático, que é composto por um percurso determinado e acompanhado por examinadores, podendo o candidato ser reprovado se cometer faltas eliminatórias ou que somem mais de três pontos negativos”, diz Sizilo. Se reprovar no exame prático ou no teórico o aluno deverá esperar 15 dias para fazer novo exame, sem repetir as etapas nas quais foi aprovado. Lembrando que o processo de habilitação é válido por 12 meses.
A Permissão Para Dirigir
Se for aprovado em todas as fases o, agora, condutor receberá a Permissão para Dirigir, que é válida por um ano. Ao final desse prazo, se não tiver cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média, ele finalmente receberá a sua Carteira Nacional de Habilitação.
Porém, muita confusão em relação a Permissão Para Dirigir (PPD) está rondando os Centros de Formação de Condutores e os novos motoristas. “Desde quando mudanças aconteceram no Curso de Primeira Habilitação em janeiro de 2009, as pessoas estão achando que mudaram também as regras para a Permissão Para Dirigir”, afirma a especialista.
Por enquanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não restringe a PPD. O condutor pode dirigir como se fosse a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até mesmo em rodovias.
“A confusão foi feita porque na mesma época das mudanças da Res.285/08, foi divulgado um Projeto de Lei que previa a proibição de se transitar com a PPD em rodovias, exceto em perímetro urbano, e também aumentava o prazo da Permissão para dois anos. Vale ressaltar que este Projeto foi arquivado e por isso não está em vigor.”, conclui Sizilo.
Fontehttp://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/trafegar-com-a-permissao-para-dirigir-ppd-em-rodovias-e-permitido.html

Comissão aprova obrigatoriedade de sinalização educativa em rodovias


A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (8) o Projeto de Lei 3415/08, do deputado Renato Molling (PP-RS), que obriga os órgãos responsáveis a colocar placas educativas com mensagens sobre os riscos da transgressão às regras de trânsito ao longo das rodovias.
O relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), retirou da proposta a determinação de que as placas sejam afixadas a cada dez quilômetros. Na opinião de Leal, “especificações técnicas dessa natureza devem ser matéria do engenheiro rodoviário, não do legislador”.
Hugo Leal lembra que no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) já consta a colocação desse tipo de sinalização nas rodovias, mas a lei diz apenas que a providência será tomada “sempre que necessário”. Em sua opinião, o principal mérito do projeto é justamente tornar a medida obrigatória.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto obriga motociclista a usar número da placa no capacete


Projeto obriga motociclista a usar número da placa no capacete

Tramita na Câmara um projeto que obriga o motociclista, e seu carona, a usar o número da placa gravada no capacete.
O Projeto de Lei 3515/12, do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), diz que as informações deverão ser gravadas na parte traseira central dos capacetes. Ainda segundo a proposta, a inscrição da placa deverá obedecer às seguintes determinações: fundo azul e caracteres brancos, espaçamento entre um caractere e outro, fonte Mandatory, largura de 140 milímetros e altura de 100 milímetros, altura do corpo dos caracteres de 25 milímetros, borda na mesma cor dos caracteres, com espessura de 3 milímetros e película reflexiva resistente às intempéries.
Se o projeto for aprovado, desobedecê-lo será considerado infração gravíssima. Com isso, o condutor poderá receber sete pontos na carteira e pagar multa triplicada no valor de R$ 574,62.
O autor justifica o projeto alegando que um dos objetivos da medida é proteger os proprietários de motos de roubo. Para ele, os ladrões serão inibidos por não possuírem o capacete com as especificações técnicas determinadas.
Outro benefício da proposta, conforme o deputado Danrlei de Deus, será a facilidade para visualizar e identificar os veículos nos casos de acidente de trânsito.
O projeto tramita em conjunto com o PL 5651/09 e outras quatro proposições, que já foram aprovadas na Comissão de Viação e Transporte. Agora seguem para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo e em regime de prioridade.
Sinceramente, acredito que antes disso, temos muitas outras regras que devem ser levadas em consideração para melhorar a segurança do motociclista. Identificar os motociclistas ajuda, mas antes disso, temos que supri-los de outras necessidades básicas, como uma formação decente (ou seja, aprimorar as regras para a primeira habilitação de motociclistas), normas específicas para a circulação e conduta destes usuários nas ruas e pensar em alternativas como pistas exclusivas para motocicletas em grandes cidades.
Acredito que muito ainda deve ser feito para melhorarmos a segurança no trânsito, mas o mais importante é deixar claro ao motociclista que as mudanças são a favor deles, uma medida como esta, me parece a princípio, muito impopular e desagradaria a maioria dos usuários de moto. Vocês concordam?

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Você que divulga onde acontece blitz em mídias sociais pode ser direta ou indiretamente responsável por acidentes como esse que aconteceu em Curitiba. Um rapaz que havia ingerido bebida alcoólica (confirmado em bafômetro) e estava dando cav
alinho de pau pelas ruas (confirmado por várias testemunhas), atropelou na calçada um bebê de 1 mês, uma criança de 3 anos e uma mulher. Foi na Rua João Dembinski, no CIC. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Evangélico.

Pense muito bem antes de divulgar uma blitz na internet, pois o infeliz que escapar dela pode provocar um acidente como esse, te fazer de vítima ou alguém próximo a você!"



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NÃO FOI ACIDENTE...VAMOS ASSINAR E COMPARTILHAR!

Faltam 733.305 assinaturas.

No total, já são 566.695 pessoas que aderiram ao nosso movimento, aproximadamente 44% do necessário para mudarmos o Brasil.


VAMOS ASSINAR E COMPARTILHAR!
http://naofoiacidente.org/site/assine/



Câmara amplia lista de órgãos que podem emitir habilitação internacional


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (7) proposta que permite a expedição de Permissão Internacional para Dirigir (PID) por qualquer associação habilitada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Como tramita em caráter conclusivo, o projeto segue para análise do Senado.
No Brasil, desde 2006 o documento só pode ser emitido pelos departamentos de trânsito dos estados (Detrans). Antes disso, o documento também podia ser obtido nas filiais do Touring Clube.
A proposta aprovada foi um substitutivo da Comissão de Viação e Transporte ao Projeto de Lei 4530/08. O texto original do projeto, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), autorizava a emissão do documento apenas pelas associações automobilísticas nacionais filiadas à Federação Internacional de Automóveis (FIA).
O relator da proposta, deputado Dr. Grilo (PSL-MG), lembrou que o Brasil é signatário da Convenção sobre Trânsito Viário (celebrada em Viena, em 1968), que prevê que a carteira de motorista internacional seja emitida por órgão de trânsito do país ou por associação habilitada, mas não reserva o direito a nenhuma associação em particular. “Dessa forma, o substitutivo está em harmonia com a legislação vigente, não havendo qualquer impedimento à sua aprovação”, disse.
Com informações da Agência Câmara

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cursos para motofretistas só serão exigidos em fevereiro de 2013


Cursos para motofretistas só serão exigidos em fevereiro de 2013

Com poucos profissionais já qualificados no mercado, Contran decidiu adiar cobrança. Demais normas começam a valer neste sábado (4).

Foto: Divulgação/Sest SenatCursos para motofretistas só serão exigidos em fevereiro de 2013
Os motofretistas terão mais tempo para realizar o curso de transporte seguro, determinado pela Resolução nº 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Todos os profissionais em atividade no Brasil deveriam contar com as aulas no currículo a partir deste sábado (4). Agora, esse requisito só será cobrado em 2 de fevereiro de 2013, conforme publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3).

De acordo com nota divulgada pelo Ministério das Cidades, os conselheiros decidiram prorrogar o início da fiscalização sobre os cursos porque a maioria dos condutores ainda não conseguiu se adequar às novas regras. No entanto, as demais normas a respeito de procedimentos e equipamentos, previstas na resolução 356, já serão exigidas (confira arte abaixo). Quem desrespeitar, será multado em valores que variam de acordo com a infração, pode ter o veículo apreendido e registrar pontos na carteira de motorista.

Os motofretistas alegam que não há vagas suficientes nas instituições para a realização das aulas. Para o diretor do Sest Senat de Porto Alegre (RS), um dos primeiros lugares a oferecer o curso no país, Carlos Becker, o problema é que os profissionais deixaram para a última hora. “Aqui na cidade, o Detran estima que existam 12 mil motofretistas. Mas desde que passamos a ofertar o curso, em agosto de 2010, no máximo 1.300 pessoas nos procuraram. Nos últimos três meses, a demanda subiu bastante, e estamos com oito turmas em andamento e mais de quarenta turmas fechadas para as próximas semanas, com vagas só para outubro”, relata à Agência CNT de Notícias.

O curso de transporte seguro, com aulas práticas e teóricas, tem o intuito de conscientizar os motociclistas visando a redução de acidentes no trânsito. “É isso que estamos nos propondo a fazer, mudar o comportamento deles. Além do mais, com essas novas exigências, acredito que o número de profissionais vai ter uma redução bastante significativa. Isso porque os aventureiros, os amadores, aquele cara que, por exemplo, trabalha no escritório durante o dia e depois pega a moto dele para fazer entrega, ele não vai mais se arriscar. Ou vai fazer de forma profissional ou vai deixar de fazer”, afirma Becker.

Segundo a nova decisão do Contran, os cursos poderão ser promovidos pelos Detrans, unidades do Sest Senat, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e por entidades de ensino, desde que comprovada a capacidade técnica necessária, de forma presencial ou por ensino à distância (semi-presencial).
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Para fazer o curso, procure a unidade do Sest Senat mais próxima. Acesse o site ou entre em contato pelo telefone 0800-728 2891.

Confira a entrevista, na íntegra, com o diretor do Sest Senat de Porto Alegre (RS):

Com essa prorrogação da exigência do curso para o ano que vem, 
será possível qualificar todos os profissionais?

É uma decisão lamentável do Contran. Esta já é a terceira prorrogação. O que observamos é que, quando está próximo do início da fiscalização, as matrículas no curso aumentam. Agora, por exemplo, estamos com oito turmas em andamento e mais de quarenta turmas fechadas para as próximas semanas, com vagas só para outubro. Quem não se inscreveu, infelizmente vai deixar para o fim do ano, para a última hora. A recomendação é procurar as instituições desde já para fazer o curso o quanto antes.

Como é o curso? 
O curso tem aulas teóricas e práticas. Ele não é para ensinar o cara a andar de moto, é para qualificar e mostrar pra ele como ele deve agir, até porque as exigências são ter no mínimo 21 anos e possuir carteira há pelo menos dois anos. Ele vai vir aqui para saber qual a melhor forma de agir no trânsito com segurança para ele, para outros motoristas e para pedestres.

Em dois anos, apenas 1.300 dos 12 mil profissionais estimados em Porto Alegre participaram das aulas. Qual a percepção deles sobre o curso?
Eles chegam com todas as restrições possíveis, acham que estão perdendo tempo, mas quando fazem o curso, 95% saem mais conscientes. É um fator interessante, observamos todos falando do que aprenderam e do quão positivo o curso é. Dá  resultado sim, a gente sente que ele sai com uma visão diferenciada, bem diferente da que possuia na hora em que chegou.

Aerton Guimarães
Agência CNT de Notícias