quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cuidados para andar de moto na chuva


No verão as tempestades são frequentes, principalmente no final da tarde. A chuva chega na hora em que menos se espera e, normalmente, na hora de sair do trabalho e retornar para casa.

Se você tem sido pego de surpresa pelas tempestades de verão repentinas, seguem alguns cuidados básicos para preservar a sua saúde e a durabilidade da sua moto.

Tenha um bauleto ou baú

Se você usa a moto com frequencia, é vantajoso ter acessórios impermeáveis e um local adequado para guardá-los com segurança. O bauleto ou baú é excelente para guardar o capacete, a calça, a jaqueta, as luvas e as botas quando você está longe da moto, e quando você está em cima da moto, ele guarda sua mochila ou pasta, sapatos e qualquer outra coisa que queira. 
bauleto é essencial e indispensável para quem usa a moto para ir para o trabalho e faculdade.

Se possível, espere a chuva passar

As chuvas de verão são rápidas e passam em cerca de 5 a 10 minutos. Com mais 5 minutos o chão já fica propício para andar de moto, dependendo do volume da chuva, óbvio. Então proteja-se, vá para um local seguro e aguarde a chuva passar. Vale a pena esperar, mesmo que pareça perda de tempo, e ainda é muito mais rápido que ir de carro.

Se não for possível esperar, dobre seus cuidados

Estar preparado para todo tipo de situação e se precaver usando todos os recursos necessários, pode salvar a sua pele e a do carona.


Dessa forma, freie com o dobro da distância normal , acelere com o dobro de tempo, use a metade da velocidade e faça as curvas com a metade da velocidade convencional. Realize movimentos lentos e longos, evitando trancos e solavancos.


Evite superfícies com pouca aderência

Poças, faixas pintadas no asfalto e barro são superfícies que, quando molhadas, oferecem muitos ricos pela falta de aderência aos pneus.

Manutenção em dia 

Durante uma corrida na chuva é que se percebe o quanto a manutenção da moto é importante e precisa estar em dia, principalmente dos pneus e freios. Os descuidos na manutenção, podem causar sérios riscos e ter consequências graves para você e para a sua moto.

Usei os equipamentos de segurança obrigatórios  para motociclista





Lembrando que:
Sabemos que o cuidado deve ser redobrado para pilotar na chuva. Se puder evitar é melhor, uma vez que a visibilidade fica comprometida.

Mas, se não tiver outro jeito, saiba algumas dicas de como ficar em segurança:





Dicas:

1.O ideal é ter uma roupa apropriada, pois o desconforto compromete a pilotagem.

2.Diminua a pressão dos pneus, um pouco apenas, pois essa circunstância requer mais aderência ao solo. A pressão pode variar conforme a condição, mas lembre-se de não baixar muito. Feito isso, não vá esquecer de calibrar os pneus quando parar a chuva.

3.Com a pista molhada estar atento às poças d’água, pois escondem buracos, pedras ou até mesmo causar uma aquaplanagem, condição em que as rodas perdem contato com o solo. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas. Ao percorrer trechos urbanos evite passar pelo canto interno das curvas. Nessa região fica toda a sujeira do asfalto, principalmente resíduos dos veículos pesados.

4. As faixas pintadas no asfalto costumam ser escorregadias mesmo no seco, portanto, evite andar por elas e mais ainda, evite acelerar ao passar.

5. Frear a motocicleta exige a distribuição entre os freios dianteiro e traseiro. O adequado é que essa proporção seja de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, porém sempre de modo gradual e contínuo até a moto parar. Se frear no seco já exige cautela, com o piso molhado a atenção deve ser maior. Pelo fato de o disco de freio estar molhado, pode ocorrer certo retardo na ação de frear.

6. Cuidado também com as manchas no asfalto: elas podem indicar algum problema, como óleo ou alguma substância escorregadia, desníveis de pista ou objetos soltos. Se for preciso, corrija a trajetória, porém sem se esquecer do tráfego a sua volta.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário