segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novidade:Ministro anuncia mudanças para CNH


Sistema virtual fará parte da formação de motoristas em 2013; Contran regulamentará norma ainda esse ano.


A partir de 2013, os jovens que derem entrada no processo de formação de condutores terão de cumprir mais uma etapa. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentará no dia 31 uma norma que obriga os alunos a passarem por um treinamento em ambiente virtual antes de sair às ruas. A medida foi anunciada pelo Ministério das Cidades durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O ministro, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que todos os novos condutores de categoria B (automóveis de até 3.500 kg de peso total e até nove passageiros) passarão pelo simulador eletrônico já no próximo ano.

O ministério aponta estudos realizados em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para justificar a medida, já que eles apontaram que o treinamento em ambiente virtual controlado fora das vias públicas garante a integridade física tanto do condutor como do instrutor de direção.

 
Como funciona 

O simulador é composto por uma cabine com três telas, banco, volante e manopla de câmbio, além de outros equipamentos presentes no automóvel, como o cinto de segurança. As aulas podem ser monitoradas online por meio de uma câmera. O número de simuladores por Centro de Formação de Condutores (CFC), varia conforme o número de aulas dadas.

Na simulação, são emuladas situações adversas de condução e verificados os conhecimentos do condutor de operação dos comandos básicos do Automóvel. São 40 exercícios avaliados, divididos em cinco módulos: Conceitos Básicos, Aprendendo a Conduzir, Aprendizado da Circulação, Condução Ecológica e Situações de Risco, em que é possível experimentar direção sob neblina, chuva, efeito de álcool e manuseio em caso de aquaplanagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário